Em uma tarde inspirada da dupla ofensiva – Aleílson marcou um e Valdanes dois -, o Águia conseguiu sua primeira vitória na Série C do Campeonato Brasileiro na tarde deste domingo ao golear o Salgueiro, por 3 a 0, no Estádio Zinho de Oliveira, em Marabá, pela segunda rodada do Grupo A.
Na estreia, o Azulão havia perdido para o Paysandu, por 2 a 0, fora de casa, mas se reabilitou e, com três pontos, figura na quarta colocação do Grupo A. Por outro lado, o Carcará conheceu sua segunda derrota e é o lanterna, sem nenhum ponto. Ainda está cedo para falar, mas se o campeonato terminasse hoje o Águia estaria classificado à segunda fase e o Salgueiro rebaixado.
Azulão atropela
O Águia começou pressionando o Salgueiro e quase abriu o placar aos cinco, quando Luiz Fernando mandou para dentro da área e Gilmar desviou com perigo, pela linha de fundo. Dois minutos depois, porém, os donos da casa não desperdiçariam outra oportunidade. Aleílson recebeu dentro da área e tocou por cobertura do goleiro, marcando um golaço no Zinho de Oliveira.
E não demoraria muito para o Azulão ampliar. Aos 11, Valdanes recebeu na entrada da área, passou fácil pela marcação adversária e bateu rasteiro, no contra pé do goleiro. O Salgueiro esteve próximo de diminuir na sequência. Pery cruzou e Fabrício Ceará cabeceou na trave. Aleílson recebeu passe de Felipe Baiano e soltou a bomba. Luciano conseguiu defender com o peito.
Em desvantagem no placar, o Salgueiro parecia batido no campo e viu o Águia quase marcar o terceiro aos 36 minutos. Após boa jogada de Luiz Fernando, Aleílson finalizou e Luciano defendeu com segurança. No último lance de perigo do primeiro tempo, Luiz Fernando tocou para dentro da área e Leonardy desviou de primeira, mas Luciano salvou o Carcará.
Virou goleada!
O Águia seguia superior ao Salgueiro e teve uma grande oportunidade de marcar o terceiro aos sete minutos. Gilmar Baiano recebeu na entrada da área, viu Luciano adiantado e bateu por cobertura, mas a bola foi pela linha de fundo. Na sequência, após boa troca de passes do ataque paraense, Valdanes arriscou e mandou para fora.
Depois de ter diminuído o ritmo, o Águia liquidou a partida aos 28 minutos. Leonardy recebeu na linha de fundo e cruzou para dentro da área. Valdanes se antecipou ao zagueiro e desviou de peixinho, no cantinho do goleiro. Sem poder de reação, o Salgueiro não conseguia produzir nenhum lance de perigo e a partida caiu muito de ritmo.
Sobrando em campo, o Azulão ainda teve oportunidade de marcar o quarto, novamente com Valdanes, mas o atacante finalizou em cima de Luciano, que desviou pela linha de fundo. Sem poder de reação, o Salgueiro apenas observava o adversário trocar os passes no meio-campo.
O técnico do Águia, Dario Pereyra foi pro jogo com Bruno Grassi, Leonardy, Emerson, Joécio e Bernardo, Esdras, Felipe Baiano, Gilmar (Eduardinho), Luiz Fernando (Lineker), Aleílson (Robert) e Valdanes.
Fernando Alcântara escalou Luciano, Marcos Tamandaré, Aylton Alemão, Ricardo Braz e Daniel (Alecson), Rodolfo Potiguar, Everton (Júnior Juazeiro), Vitor Caicó, Pery, Kanu (Diego Paulista) e Fabrício Ceará.
Próximos jogos
O Águia volta a campo na próxima segunda-feira (12), contra o Fortaleza, às 21h30, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela terceira rodada do Grupo A. No sábado, o Salgueiro vai até João Pessoa enfrentar o Botafogo, às 19 horas.