Com uma atuação de gala do atacante Bruno Rangel, autor de três gols, o Águia manteve o 100% de aproveitamento e a liderança do Grupo A do Campeonato Brasileiro da Série C. Apresentando um futebol eficiente, o time paraense venceu o Sampaio Correa, por 3 a 2, no início da noite deste domingo, no Estádio Nhozinho Santos, em São Luís, pela segunda rodada.
Com este resultado, o clube de Marabá ocupa a primeira colocação, com seis pontos. Além disso, Bruno Rangel se isolou na artilharia da competição, com quatro gols marcados em dois jogos.
No final do segundo tempo, revoltada com a atuação de sua equipe, a torcida local protagonizou cenas lamentáveis. Foram atirados objetos em campo e até um morteiro. A Polícia Militar teve de intervir e colocar para fora os torcedores baderneiros. Fora do estádio, a depredação foi ainda maior e até carros que estavam estacionados próximo foram danificados.
Show de horrores
Apesar do gramado ruim, que prejudicou a atuação das equipes, o Águia soube se comportar melhor em campo. Com um meio de campo de mais qualidade, o time paraense dominou os primeiros 45 minutos e aproveitou com eficiência uma das poucas oportunidades criadas. Aos 12 minutos, após cruzamento na área, o zagueiro Wallax salvou uma bola que tinha como endereço o atacante Bruno Rangel.
Aos 14, o Sampaio deu a resposta, mas desperdiçou uma oportunidade incrível. Na base da raça, o volante Cristiano ganhou na corrida do marcador e cruzou para o atacante Thiago Miracema chutar à direita do goleiro Adriano. Depois disso, porém, o que se viu foi um jogo de pouca emoção e os visitantes levando o jogo no "banho Maria".
Percebendo a omissão de sua equipe, a torcida começou a mostrar descontentamento nas arquibancadas. A situação ficou ainda pior aos 27. Em contra-ataque, o atacante Marcelo Maciel escapou livre pela esquerda e cruzou na pequena para Bruno Rangel apenas escorar. Aos 32, Thiago Miracema voltou a perdeu outra chance incrível e esgotou a paciência dos torcedores, que começaram a vaiar.
Polêmica
Ao término do primeiro tempo, aconteceu o lance polêmico do jogo. O árbitro cearense Francisco de Assis Almeida Filho expulsou o meia do time maranhense Cléber Oliveira, alegando ofensa moral. O fato gerou revolta dos demais atletas, comissão técnica e até dirigentes do time maranhense, que entrou no gramado para reclamar com o juiz, que só respondia: "Foi ofensa moral! Pode sair de campo!"
Extremamente revoltado, o presidente do clube, Sérgio Frota, soltou o verbo, até porque no primeiro tempo o árbitro já havia anulado um gol de Lindoval no primeiro tempo. "É sacanagem um palhaço deste vir roubar a gente aqui. Espero que alguém da CBF esteja assistindo a este jogo aqui", reclamou.
Vexame completo
Mesmo com dez em campo, o Sampaio voltou mais animado para o segundo tempo e até deixou a impressão de que poderia chegar ao empate. Aos três minutos, o atacante Lindoval voltou a marcar, mas novamente o lance foi invalidado por impedimento. A anulação revoltou ainda mais a torcida, que já se mostrava descontrolada pela má atuação de sua equipe e alguns objetos foram jogada em campo.
O inferno astral do Tricolor, no entanto, não acabou por aí. Aos 11 minutos, o artilheiro Bruno Rangel voltou a marcar. Marcelo Maciel escapou em velocidade pela direita e cruzou fechado na área. O zagueiro Johildo deu bobeira e o atacante apareceu livre, na primeira trave, para escorar de cabeça.
Aos 22, o ala Marcondes foi expulso e deixou o Águia também com dez. O Sampaio, contudo, não teve tempo para aproveitar. Aos 25, Marçal foi derrubado na área e o árbitro assinalou pênalti. Um minutos depois, na cobrança, Bruno Rangel não bateu muito bem e o goleiro pegou. No rebote, o próprio atacante completou para o gol. No final, Célio Codó ainda fez dois, mas já era tarde.
Próximos Jogos
O Águia joga contra o Luverdense, no dia 14 de junho (domingo), às 18 horas – de Brasília -, no Estádio Passos da Ema, em Lucas do Rio Verde.
Ficha Técnica
Local: Estádio Nhozinho Santos, em São Luís-MA
Árbitro: Francisco de Assis Almeida Filho-CE
Renda: R$ 47.280,00
Público: 3.618 pagantes
Cartões Amarelos: Cléber Oliveira, Fernandinho e Gabriel (Sampaio Corrêa); Edikléber, Marcondes e Marcelo Maciel (Águia)
Cartão Vermelho: Cléber Oliveira (Sampaio Corrêa); Marcondes (Águia)
Gols: Célio Codó aos 39’/2T e aos 46’/2T (Sampaio Correa); Bruno Rangel aos 27’/1T, aos 11’/2T e aos 26’/2T (Águia)
Sampaio Corrêa
Rodrigo Ramos; Fernandinho, Johildo, Wallax e Almir (Gabriel); Leandro Gonçalves, Cristiano, Cléber Oliveira e Jean Carlo (Eloir); Thiago Miracema (Célio Codó) e Lindoval.
Técnico: Arlindo Azevedo.
Águia-PA
Adriano; Charles, Magrão e Edikléber (Ednaldo); Léo Rosa, Analdo, Daniel, Soares (Marçal) e Marcondes; Marcelo Marciel (Glaydson) e Bruno Rangel.
Técnico: João Galvão