Na madrugada desta terça-feira, 14, hackers invadiram o site da Prefeitura de Marabá e causaram problemas não apenas para a gestão municipal, mas também para centenas de contribuintes que precisam imprimir notas fiscais. Os piratas digitais se identificaram como DK Brazil HackTeam e deixaram várias mensagens sarcásticas e irônicas ao mesmo tempo: “Até que este site não era tão feio xD”. Também postaram na página principal da PMM a frase em inglês “I love Linux”, numa crítica ao sistema operacional do Windows, utilizado pela Prefeitura.
Outra postagem foi um pensamento de Albert Einstein: “Só duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana, e só tenho dúvidas quanto ao universo”.
Eles também publicaram no site da prefeitura uma imagem de um homem como se estivesse sorrindo da desgraça alheia.
Alguns serviços do site continuam com a imagem do link para o visitante entrar, mas quando clica conduz para uma outra página que funciona como uma prisão digital, que dá a sensação de estar carregando em 30% e informa, em inglês, que restam 30 dias, duas horas e 42 minutos e de lá não passa.
Diversos serviços que são prestados pela internet deixaram de funcionar, como impressão de boleto do IPTU, Alvará on Line, portal da transparência, editais, entre outros.
Por volta de 10h30 desta terça-feira, a Prefeitura conseguiu, pelo menos, retirar do site as postagens dos hackers, mas ainda não restabeleceu o serviço a seus clientes. Aparece apenas a logomarca da prefeitura e um contador temporal que não saiu, fica apenas em 70% o tempo todo.
Segundo especialistas, por mais que uma rede de informática seja protegida, não existe nenhum sistema que seja 100% seguro.