Brasília – O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), solicitou nesta sexta (5) ao embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, que interceda junto ao presidente americano, Joe Biden, para conseguir “apoio político e institucional” na aquisição de imunizantes para a população da Amazônia, um dia depois do presidente Jair Bolsonaro pedir que “parem de mimimi com a vacina”.
A declaração de Barbalho foi durante videoconferência em reunião com estados que integram a Amazônia Legal e o representante diplomático estadunidense. “Nós não estamos pedindo vacina, nós estamos pedindo o apoio político, institucional para que os Estados Unidos possam nos ajudar a comprar vacina e, com isso, garantir que possamos proteger a nossa população. Esse é o apelo que lhe faço, olhem pelos amazônidas e ajudem a salvar a população da Amazônia com a mesma dimensão da preocupação que os Estados Unidos têm para salvar a floresta, em face da importância da Amazônia para o clima do planeta,” disse o gestor paraense.
Barbalho pediu que autoridades americanas ajudem o Brasil na articulação junto a laboratórios que já têm vacinas com eficácia contra a Covid-19 garantidas e que “façam um gesto sanitário e de vida com os amazônidas e com os brasileiros”.
– É fundamental a articulação e a decisão política, isto é o que nós pedimos, que possa interceder junto ao presidente Joe Biden para que, da mesma maneira que ele tem buscado acelerar o seu plano de vacinação e sinaliza ao mundo que até maio a população adulta americana estará vacinada, que possamos nós sermos olhados pelo governo americano como prioridade para dialogar com os laboratórios que já estão com sua eficácias vacinais garantidas – afirmou o governador.