Brasília – O governador Helder Barbalho (MDB) não compareceu ao último debate realizado antes do primeiro turno das eleições, na noite da terça-feira (27), promovido pela TV Liberal, afiliada da Rede Globo no Pará. Com a ausência e por liderar a disputa, o candidato foi principal alvo dos quatro adversários que revezaram ataques ao atual governo.
A assessoria de campanha de Barbalho — líder das pesquisas de intenção de votos —segundo as últimas pesquisas divulgadas, apresentou um atestado médico duas horas antes do início do debate, conforme exigiam as regras do debate, como justificativa de uma eventual ausência. Embora não tenha sido revelado qual o “problema de saúde” do candidato, ainda segundo a assessoria do governador, a agenda de compromissos de campanha foi cancelada nesta quarta por “motivo de saúde”, diz a nota. Informação extraoficial dava conta de que o governador estava com “dor de garganta”.
Compareceram ao debate os candidatos Zequinha Marinho (PL), Major Marcony (Solidariedade), Dr. Felipe (PRTB) e Adolfo Oliveira (PSol). Dentre os temas abordados, por iniciativa própria ou por sorteio, conforme o bloco do programa, os candidatos apresentaram suas propostas sobre segurança pública, transporte, saneamento, habitação, direito das mulheres, economia, infraestrutura, mas foi o combate à corrupção o tema que dominou perguntas, respostas e tréplicas entre os debatedores.
Mediado pelo jornalista Fabiano Villela, que conduziu o debate de forma serena, interrompendo os candidatos somente quando o tempo da fala destinada aos contendores expirava, não houve nenhum pedido de resposta ao longo das discussões.
No primeiro bloco, foram realizadas perguntas com tema livre. No segundo, perguntas com tema determinado. No terceiro, perguntas com tema livre. No quarto, perguntas com tema determinado que foram sorteados entre 20 temas selecionados pela produção do programa e breve tempo para as considerações finais dos participantes.
A ordem das perguntas foi definida por sorteio no momento do debate. Cada candidato teve 30 segundos para fazer a pergunta; 1 minuto e 30 segundos para a resposta, 1 minuto para réplica e 1 minuto para a tréplica. No quarto e último bloco, cada candidato teve dois minutos para fazer suas considerações finais.
Na quinta-feira (28), a Coluna Direto de Brasília, publicará, aqui no Blog do Zé Dudu osmelhores momentos do debate.
Também na quinta, a Rede Globo realiza o último debate com os candidatos à Presidência da República ao vivo, à partir da 23h00, com presenças confirmadas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe D’Ávila (Novo) e Padre Kelmon (PTB), com duração prevista de três horas.
Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.