Neste sábado (9), a Fundação Hemopa realiza campanha de coleta de sangue no município de São João do Araguaia, no sudeste do Pará. O atendimento será no Hospital Municipal Mário Martins, que fica na Rodovia Pedro Carneiro, das 8h às 17h.
A campanha externa, que será realizada pela equipe do Hemopa de Marabá, na mesma região, faz parte da estratégia da Fundação Hemopa em disseminar a cultura da prática da doação de sangue como ato de responsabilidade social e ainda abastecer os estoques para atender a demanda hospitalar. A ação conta com a parceria da prefeitura de São João do Araguaia.
Para doar sangue, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal); pesar mais de 50 kg; e estar em boas condições de saúde. No momento do cadastro, é obrigatório apresentar documento de identificação original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).
Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, mas precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas infectadas pelo novo coronavírus deve esperar 14 dias após o último contato.
Para quem recebeu a vacina CoronaVac/Sinovac são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já quem tomou as demais vacinas basta esperar sete dias após cada dose.
Para estimula ainda mais a doação, o Hemopa lembra que, devido ao feriado nacional do dia 12 de Outubro, terça-feira, o governo do estado decretou ponto facultativo nas repartições públicas na segunda-feira (11), o que pode ser uma boa oportunidade para os servidores públicos também doarem sangue. As unidades do órgão estarão abertas normalmente.
Em Belém, o funcionamento na sede Batista Camps e na unidade Castanheira, será das 7h30 às 18h. Nos municípios de Altamira, Santarém, Marabá, Tucuruí e Abaetetuba, o atendimento ao público será de 7h30 às 13h.
Tina DeBord- com informações do Hemopa