Com o tema “Internato Médico”, o Hospital Geral de Parauapebas (HGP) promoveu a capacitação dos internos de medicina no Centro Universitário de Parauapebas (CEUP), com o objetivo de engajar os alunos às práticas e protocolos em gestão de segurança do paciente. O evento contou com a participação de lideranças da unidade de saúde, atualmente administrada pela da Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura (ASELC), e foi realizado pelo Centro de Ensino e Pesquisa (CEP), em parceria com a Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida (FESAR).
O treinamento visa não apenas transmitir conhecimentos médicos práticos, mas também cultivar habilidades essenciais, como empatia, comunicação eficaz e trabalho em equipe. Com isso, os internos têm a oportunidade de aplicar seu conhecimento teórico em um ambiente clínico real, trabalhando sob a orientação de médicos experientes.
O evento iniciou com discursos de líderes do HGP, que destacaram a importância do trabalho dos internos e os desafios que eles enfrentarão durante o programa de internato. “Vocês estão ingressando em uma das profissões mais nobres e gratificantes do mundo,” afirmou o Dr. Yuri Amorim, diretor geral do HGP. “Nós temos plena confiança em cada um de vocês e estamos aqui para apoiá-los em sua jornada de aprendizado e crescimento.”
A psicopedagoga Silvia Luane Bentes destaca a importância do treinamento e a parceria com a unidade de Redenção da FESAR: “Hoje nós estamos proporcionando momentos de ambientação e capacitação para os novos internos de medicina que vão ingressar no internato no HGP”.
E acrescenta: “Nós temos como prioridade em nossa instituição o Ensino e Pesquisa, e preparamos esse momento justamente para que o aluno se sinta integrado, conhecendo todos os protocolos assistenciais da ASELC.”
Ao todo, 41 internos das áreas de Urgência e Emergência e Saúde Mental, Atenção Básica à Saúde, Pediatria, Cirurgia Geral, Clínica Médica e Ginecologia e Obstetrícia integram o programa.
Fonte: Ascom HGP