Nesta sexta-feira (25), a partir das 15 horas, no Museu Municipal Francisco Coelho, em Marabá, a equipe do projeto “Histórias da Margem: 15 anos do Movimento LGBTQIAPN+ em Marabá” recebe a imprensa para uma conversa sobre as violações, vulnerabilidades e resistência dessa população. Será uma oportunidade de abordar os desafios enfrentados por lésbicas, gays, bissexuais, trans e travestis e todas as diversidades de gênero e sexualidade para a sua simples existência.
A atividade antecede a palestra “Comportamento, comunicação e consumo LGBT+ nos últimos 30 anos no Brasil”, que acontece no sábado (26), a partir das 9 horas, no Museu. “Pensamos em promover esse momento, que terá um caráter mais pedagógico, para ampliar o debate sobre como comunidade LGBT no contexto nacional influencia na formação de um movimento aqui em Marabá”, explica o historiador Eduardo Nunes, coordenador do projeto.
“Histórias da Margem: 15 anos do Movimento LGBTQIAPN+ em Marabá” é um projeto selecionado pelo Edital de Chamamento Público Nº 23/2023 – Audiovisual – Lei Paulo Gustavo, Estado do Pará – Secult, Governo do Pará, Minc e Governo Federal.
O resultado deste trabalho será um curta-metragem documental de 10 minutos, que busca fazer um resgate de momentos e eventos históricos que contribuíram para que a população LGBTQIAPN+ chegasse ao momento em que se encontra atualmente. Além disso, a iniciativa busca dar visibilidade à história dessa comunidade em Marabá e fazer um registro das trajetórias e conquistas do movimento.
Por meio dessa coleta de depoimentos, documentário pretende conscientizar o público sobre a igualdade de direitos e a necessidade de combater a discriminação e a violência direcionadas à comunidade LGBTQIAPN+.
(Texto: Tay Marquioro)