A cidade que pertencia ao município de Parauapebas, se emancipou em 5 e outubro de 1994 e completa duas décadas este ano.
A trajetória do chaveiro David se confunde com a da cidade de Canaã dos Carajás, no Pará. O chileno, que é famoso no município, é o personagem do novo vídeo da Vale, que será exibido a partir do dia 19 de maio em TV aberta e a cabo, internet e nas redes sociais. Em linha com o novo posicionamento da empresa ‘Vale. Para um mundo com novos valores’, o filme é mais um da série que mostra histórias de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela Vale. Os filmes vêm sendo exibidos desde abril e já revelou personagens como o montador de insetos Zezão, da Reserva Natural Vale.
Clique aqui e assista ao vídeo do chaveiro David. Você também pode ver o vídeo com sua família e amigos no site www.vale.com/compartilhevalores.
David, que já morou em outros países, escolheu Canaã como a sua cidade. Ele acreditou no potencial da localidade e lá instalou uma loja de ‘fazer chaves’. Atualmente, ele trabalha como chaveiro e oferece um serviço importante para a cidade. Ele acompanhou marcos importantes, como a construção da mina do Sossego e a migração e instalação de muitos dos que hoje são moradores locais. David fez dois cursos apoiados pela Vale, voltados para pequenos empresários, que o ajudaram a aprimorar seu negócio. O sonho dele é ver Canaã dos Carajás se desenvolver cada vez mais e oferecer educação de alto nível, saúde e qualidade de vida aos moradores. “Eu quero que aqui tenha as melhoras escolas e que cuidem do meu filho no melhor hospital. Nós podemos deixar um legado para nossos filhos e netos”, ressalta o chaveiro no vídeo.
A Vale e Canaã dos Carajás
A Vale, assim como David, acredita no potencial de Canaã dos Carajás. É lá que está em andamento o maior projeto da história da empresa, o Ferro Carajás S11D, que ao entrar em operação, produzirá 90 milhões de toneladas métricas de minério de ferro ao ano. “A implantação do S11D é um marco histórico para a região, pois trará grandes transformações econômico-sociais. O projeto traz em si uma série de compromissos que a Vale está assumindo, como o investimento na capacitação dos moradores para as diversas oportunidades que o S11D levará à região. Isso vai além de prepará-los para trabalhar na obra e na futura operação: trata-se de deixá-los aptos a aproveitar a gama de serviços e oportunidades que surgirão junto com o projeto,” ressaltou o líder de Socioeconomia e Gestão Fundiária, Eloiso Araújo.
Alguns dos projetos da Vale nesse sentido são o Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho (PPMT), que oferece formação aos moradores, e um convênio com instituições locais, que oferece cursos de gestão a comerciantes de Canaã, dos quais participou o chaveiro David.
Mais sobre o S11D
Com um investimento na ordem de US$ 19,6 bilhões, o projeto que está em fase de montagem da usina modulada, trabalha com inovação e menos impactos ambientais. Quando estiver em plena capacidade, elevará a capacidade de produção total do Sistema Norte a 230 milhões de toneladas por ano.
Fonte: Vale.com