Rogério Aires Pena, 31 anos, foi conduzido à 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas, na noite dessa sexta-feira (28), por membros do policiamento em motos do 23° Batalhão de Polícia Militar. Ele foi flagrado com 65 munições calibre ponto 40 na Rodovia PA-275, entrada do bairro Novo Paraíso, após realizar uma manobra perigosa com o seu automóvel, um Renault Duster Oroch, verde.
De acordo com os PMs, ao abordarem o homem por conta da manobra perigosa, eles aproveitaram e o revistaram, assim como o veículo. Encontraram no carro uma caixa de munições calibre ponto 40, com 53 balas intactas e cartuchos de 12 projéteis deflagrados, do mesmo calibre.
Além do crime de posse ilegal de munições, Rogério Pena foi atuado por alcoolemia, uma vez que estava conduzindo o veículo sobre efeito de bebidas alcoólicas, infringindo o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O mesmo foi enquadrado no artigo14, da Lei 10.826/2006 (Estatuto do Desarmamento): “portar, deter, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar”.
A infração pode render ao homem pena de reclusão, dois a quatro de detenção e multa. Procurado pela Reportagem, Rogério Pena preferiu não falar sobre o assunto. Ele recolheu fiança arbitrada pelo delegado de plantão Nelson Alves Júnior e vai responder pelo crime em liberdade.
(Caetano Silva)