O primeiro óbito por Covid-19, em Canaã dos Carajás, só foi confirmado pela Secretaria de Saúde do Estado, nesta terça-feira, 14, cinco dias depois da morte do paciente. O homem, de 48 anos, ficou quase uma semana internado com pneumonia, no Hospital 5 de Outubro, em Canaã. Ele deu entrada no dia 28 de março e no dia 2 de abril, foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de Parauapebas, em estado grave. No dia 9 de abril, veio a óbito.
Segundo a Secretaria de Saúde de Parauapebas, o paciente tinha histórico de doença pulmonar e apresentou um quadro de pneumonia comunitária quando deu entrada no hospital de Canaã.
Procurado pelo Blog Zé Dudu, o Hospital Cinco de Outubro enviou uma nota, informando que o paciente recebeu o suporte assistencial necessário, durante o período de internação até a transferência da unidade. Questionado por que, mesmo com o histórico de doença pulmonar e sintomas de pneumonia, o paciente não foi tratado como suspeito da covid-19, o hospital respondeu que ele não estava dentro dos critérios preconizados pelo Ministério da Saúde. Mas o hospital não informou quem teve contato com o paciente e quais as medidas tomadas após a confirmação da morte por covid-19.
Em nota, a Prefeitura de Canaã informou que está investigando a residência do paciente no município e a informação, de que ele tinha uma casa em outra cidade. A Secretaria de Saúde vai divulgar um vídeo em que responde os questionamentos da imprensa.