Um homem subiu nesta sexta-feira a rampa do Palácio do Planalto em uma motocicleta Honda CG 125, vermelha. Jandilson Pereira Galdênio acabou jogando a moto dentro do espelho d’água que existe abaixo da rampa, antes de chegar a portaria do prédio. A presidente Dilma Rousseff estava no Palácio da Alvorada no momento em que o motoqueiro tentou subir a rampa.
O homem continuou correndo em direção à entrada do Planalto, mesmo sem moto. Galdênio foi agarrado por seguranças da Presidência e levado a uma Delegacia de Polícia do Distrito Federal. A Assessoria informou que o “invasor” estava “visivelmente alterado”. Em depoimento, Galdênio alegou estar desempregado e ser ex-presidiário.
Caso não foi isolado
No governo de José Sarney (1985/1990), um motorista entrou com um ônibus no Palácio do Planalto e um homem sequestrou um avião da extinta Vasp, tentando jogá-lo no Palácio. No governo de Fernando Collor (1990/1992), um homem tentou subir a rampa em um jipe. A partir de então a segurança mandou construir os espelhos d’água, para aumentar a proteção contra veículo.
Fonte: SRZD