Valmir Mariano, o prefeito eleito de Parauapebas, anunciou ontem seu secretariado. Segundo palavras do próprio Valmir, a escolha se deu de forma técnica.
Sem querer aqui causar melindre no governo que vem por ai, isso não é de todo uma verdade.
O Blogger cobrou em outro post que Valmir optasse pelo técnico e ele assim o fez. Mas não em todos os escolhidos.
Muito me preocupa a escolha para a Secretaria de Habitação, da Mulher e pra PGM. A primeira, recebendo grande aporte financeiro e um dos gargalos do município. A segunda com poucos recursos mas com problemas crônicos a serem solucionados. Sobre o procurador, acho que a escolha de um de carreira teria sido menos problemático. Torço para que os apresentados se superem e que minha língua queime!
Quando cito as duas secretarias, faço sem nenhum menosprezo ao nomeados, pois pouco os conheço. Todavia, não vejo em seus currículos embasamento técnico para a nomeação.
Alguns reclamam da nomeação de Dário Veloso e de um suposto acordo de campanha rompido. Dizem que Dário é de Marabá e que não tem vínculo com Parauapebas. Talvez, para os que aqui chegaram há poucos anos mas se acham no direito de opinar sobre tudo, isso seja verdade. Para alguns, que estão aqui há décadas e viram o jovem Dário Veloso se candidatar a prefeito, viram suas ações quando funcionário da Vale, viram obras administradas por ele do porte da nova Câmara, da nova ETA, dos bairros Casas Populares I e II e, finalmente, o novo prédio da PMP, entre outras, sabe que Dário tem conhecimento e capacidade de fazer e de fazer bem feito. Além da capacidade, Dário tem a política no DNA. É filho de Dr. Veloso, um dos melhores prefeitos que Marabá já viu.
Alguns podem questionar qual é a importância de um secretário politizado?
Um secretário politizado não comete erros clássicos como se meter a estrela quando a estrela maior deveria ser o conjunto do governo, a unidade por um município melhor. Em minha opinião, a principal falha do governo que agora termina foi, sem dúvida, que o mesmo tinha, e tem ainda, vários prefeitos. Marcelo Catalão, Robervaldo/Zimmer, João Fontana, Margalho e, por último, Alex Pamplona. Todos esses se acharam e acharam que mandavam e mandam mais que o eleito. Isso trouxe, além do desgaste natural de oito anos de governo, uma desorganização infernal à administração.
Darci passou a ser uma simples marionete do governo. Acredito que hoje, quando coloca a cabeça no travesseiro em busca de um pouco de descanso, se arrependa de algumas nomeações, de várias atitudes que deixaram de ser tomadas, de alguns tapas na mesa para lembrar aos pseudos prefeitos quem realmente deveria mandar. Faltou à Darci pulso firme e diretriz de governo. Faltou acordar de um sonho onde ele era a imaginária figura de um ser que podia tudo e que Parauapebas era auto-suficiente e onipotente devido aos milhões que abastecem seus cofres. Faltou aos pseudos colaboradores saberem ser coadjuvantes e aguardar o momento certo para brilhar. Infelizmente, para Darci e para a população, os citados não eram politizados e mais atrapalharam do que ajudaram. Resultado dessa luta interminável pelo poder foi visto no último dia 7 de outubro. Taca de dar em doido. O culpado? Todo o conjunto de prefeitos que administrou Parauapebas nos últimos oito anos.
Espero que o exemplo sirva para Valmir. Muito mais experiente, senão politicamente, empresarialmente o é, o prefeito eleito já deve ter visto muito disso em suas empresas. A busca incansável de subordinados pelo poder supremo. Torço para que ele use essa experiência adquirida na iniciativa privada e faça as podas que devem ser feitas para que essa árvore doente chamada Parauapebas possa florescer e dar frutos. A população, os 49 mil que nele votaram e boa parte dos outros que preferiram os outros, aguardam para saborear tais frutos. Todos querem experimentar os sabores das frutas saúde de qualidade, trânsito organizado, educação sem horário intermediário, água nas torneiras, saneamento básico, iluminação pública … Olhando de longe para a árvore, essa degustação não parece assim tão difícil. As apostas foram feitas. Oxalá que a safra chegue logo!
Em uma próxima oportunidade falaremos sobre os outros indicados.
28 comentários em “É hora de cuidar da árvore para que ela dê bons frutos.”
Esse é o melhor grupo de secretários que Parauapebas já viu, óbvio que tem umas arestas que precisam ser estirpadas, mas governo é assim mesmo tem que ser composto por todos os setores da comunidade. Se suas ações representarem seus bem seus currículos a cidade ganhará com isso.
guri vc e outro atoa que nunka trabalhou na vida seu batatao o vicente e parceiro do vassourinha quero que vc o rui o vicente mostre a sociedade alguma assinatura na carteira profissional prove para a sociedade que vcs ja trabalhou algum dia na vida
Que inveja e essa do Vicente, ELE TEM SEUS MERITOS PRA PEGA UMA SECRETARIA. ESSA TURMA NAO PODE VER NIGUEM SUBIR NA VIDA,DEVE SE ATURMA DO QUE VAI PERDE A BOQUINHA,HEHEHEHE
com cordo com vc Guri
meu deus veja pelo amor de deus…alguem faça alguma coisa contar essa nomeação, a habitação nao pode ficar na mao dos maus administradores quem e esse vicente da umespa, ze dudu faça um baixo assinado, chame o papa, os bambeiros a mae dina, ate o bin lade do inferno mais nao deixe isso acontecer
Bom dia zedudu, esse rapaz que vai ocupar a secretaria de habitação e incompetente ele passou pela umespa e deixou um rombo, todos os estudantes daquela época sabe muito bem disso. Queria saber zedudu qual foi o critério técnico que esse Vicente tem pra assumir aquela secretaria qual foi o critério técnico que o Sr Valmir encontrou nesse Vicente?
Desejo muitas sorte a todos os secretários, e que possam melhorar nossa cidade, a escolha das prioridades foi acertada, A Saúde esta uma merda, o transito nem se fala, pior que a maioria das capitais brasileiras e o problema da água já é crônico, espero realmente que possam mudar isto!
No caso da procuradoria, achei a escolha mais que ótima! Sr. Mario, tem um curriculo excelente! É um dos melhores advogados da cidade! Se não for o melhor.
Quero só saber se o novo prefeito e o novo secretario de habitação irão finalmente entregar os lotes urbanizados para os servidores e não ficar só na promessa..
Agora aí é sacanegem. Colocar um revendedor de para-brisas para ser diretor do DMTT é brincadeira. Totalmente técnico essa escolha.
Vicente Leite não tenho muito oque falara dele pasou pelo movimento estudantil secundarista mais não tenho oque falar e um desconhecido pelas lideranças atuais!
Tudo a ver, vejamos revendedor de para-brisas + trânsito caótico= muitos acidentes=aumento na venda de para-brisas, parabéns Prefeito Valmir agora eu percebi o amparo técnico na sua escolha no que se refere ao DMTT.
EM RELAÇÃO AO DARIO VELOSO, CONHEÇO, JOVEM COMPETENTE, ACERTADO A NOMEAÇÃO. BOA SORTE DARIO.
SIM MAS QUEM VAI COMANDAR O TRANSITO DO PEBA? O EXERCITO? O FBI OU POLICIAS FEDERAL, SO ELES PODEM TENTAR DA UM JEITO.
O DMTT será gerido por uma pessoa ligada ao PR de Cláudio Almeida. O indicado é o proprietário da Loja de Para-brisas do Rio Verde, que agora infelizmente o nome me fugiu.
O Jonas que foi candidato a Deputado Federal? Vixe…..lascou-se!!!
Continuando, já que o Senhor caro Prefeito Valmir disse ter levado em consideração curriculo deve ter feito isto alicerçado por exemplo na relação do indicado com a nossa Cidade, então vejamos, no caso da Eng. Maria Dinelma, como definiria o senhor esta escolha visto a mesma ter pouco tempo de formação, ser colaboradora da referida secretaria como contratada mas postulando uma condição inferior aos dos fiscais técnicos de campo de nível médio, uma senhora sem a formação que deve ser peculiar de um líder, que seja, primariamente a fundamentação técnica apoiada na maturidade profissional conjugada ao vasto conhecimento do local de atuação, ora então esta senhora nem 1 ano completou na cidade, explique-nos como ela reagirá aos impulsivos comandados que ela terá e que por formação são estritamente rígidos nos seus conceitos, conseguirá ela conduzir, ou será que o presidente do partido o qual a indicou viu nesta senhora a fragilidade que lhe coubésse poder como uma marionete comandá-la, se isto for mais erro, mas então retornamos ao gênesis dessa postagem como ver nesta profissional a capacidade de comandar uma pasta tão importante, pois se para muitos a importância se dá pelo orçamento mais saibam da importância legal e estruturante que tal pasta tem, ainda cabe repensar Sr. Prefeito.
se ta falando isso com certeza ta com do de cotovelo pq certamente vc gostaria de ser o ou a secretaria…4 anos de formação não é pouco tempo… cada uma viu
Já temos um galho me parece em condição de oferecer risco aos demais, conforme outra postagem e que me parece embasada sobre este Sr. Horácio, seja diferente Valmir peça que este Sr. Horácio se explique e não caia nos erros de Darci, exclua logo, e quanto ao Ex Sr. Umespa eu diria é uma vergonha ter este Sr. como Secretário, ele sabe ler, Prefeito Valmir o Sr. levou em consideração a passagem desse Sr. Vicente/UMESPA como representante da classe estudantil?
Se esse Vicente passou pela UMESPA, ele não é lembrado em nenhum momento pelo o atual movimento estudantil.
Nem sabia que ele existia.
Não deixou seu nome, apenas ocupou um cargo.
Atestado de incompetente ele tem, pois onde estão os beneficios que trouxe para a classe estudantil ? Se não me falta a memória a única herança que ele deixou foi o cargo para a Família Veras, que até hoje só os irmãos Veras herdam a presidência do UMESPA ou UGESP…sei lá.
Vamos esperar pra ver…
Pior foi quando todos os prefeitos da era darci começaram a brigar e sacanear uns aos outros, ai foi mesmo o fim do poço e deu no que deu. Agora quem manda é o tal do Alex Ohgrana, pense em um cara que se deu bem.
De noite, todos os gatos são pardos!
Concordo com você, esse da habitação não sabe nada.
Otimo texto. Um pouco tardio para o Darci, um pouco cedo para o Valmir. Mas serve como reflexão.
Dudu, muito boa reflexão. No conjunto geral da obra, considero que o Valmir mais acertou do que errou, pois diante da grande especulação de nomes que antecedia a divulgação oficial, o pacote final ficou de bom tom. Estou longe do dia-a-dia do Valmir, mas entendo que o mesmo já demonstrou como será a nova administração, já teve pulso em barrar vários medalhões que bravavam como certas as suas auto indicações a secretários e não o foram. Ponto para o Valmir. Quanto aos escolhidos entendo que é hora de darmos aportunidade para todos trabalharem.
Dudu, voce amadureceu muito desde o inicio do seu Blog, parabéns! Quando ao Dário Veloso acredito que voce novamente acertou pois trata-se de um engenheiro capacitado, com ótimo poder de agregação e visão política. Parauapebas só tem a ganhar. Parabéns pelo excelente Blog, quemd era todos os municípios pudessem ter um assim.
Fico alecgre quando alguem como você, profundo conhecedor da politica local, quando se tratando de Dario Veloso, pessoa integra, de uma capacidade de gerenciamento e visão, posso fala de carteirinha, Marabá, com todo o seu desenvolvimento hoje se deve a esse Engenheiro quando aqui trabalhou com o saudoso Dr Veloso, e caso vc não saiba o eslogande Marabá que algumas prefeituras copiou e dele ” CAMINHANDO PARA O FUTURO”, pena que o atual prefeito de Marabá não soube interpretar essa frase, que ficou ”CAMINHANDO PARA O PASSADO”.
É, paraquedista sempre se da bem, imagina o que é cair de paraquedas em queda livre em Parauapebas. seguraaaa…….Parauapebas.