Hospital Regional de Conceição do Araguaia realiza a primeira cirurgia de quadril no município

Continua depois da publicidade

No último dia 16 de agosto, o Hospital Regional de Conceição do Araguaia realizou pela primeira vez uma cirurgia de quadril. A aposentada Júlia Rodrigues de 89 anos foi a grande beneficiada. Segundo, a sobrinha, Josina Rodrigues, 54 anos, a tia, que mora com ela no Lote 11 da Pecosa, a 30 km da cidade, estava andando no quintal de casa no último sábado, 15, quando pisou ‘em falso’ caindo num buraco e quebrando o fêmur, na altura do quadril. Ela veio para a cidade com a ajuda de amigos num socorro improvisado.

Ao chegar ao Hospital Regional recebeu os primeiros atendimentos, sendo marcada a cirurgia para a manhã do domingo, 16. Como a paciente é idosa, o médico ortopedista, Norberto Garcia, solicitou bolsas de sangue, que vieram do município de Redenção. A cirurgia então teve início às 11h20min e terminou por volta das 15h. A cirurgia foi um sucesso e transcorreu tranquilamente.

A paciente ficou internada durante dez dias no Hospital Regional de Conceição do Araguaia, onde recebeu o atendimento necessário de pós-operatório.

A equipe que trabalhou na cirurgia era formada pelo médico ortopedista Norberto Garcia, médico anestesista Guilherme Lauf, o auxiliar do médico, Sterley, a enfermeira Silvânia Cardoso, as circulantes Gracilene, Santana e Rosimeire e o Técnico em Raio X, Adelson.

Para o médico ortopedista Norberto Garcia, a cirurgia representa um grande avanço para o município de Conceição do Araguaia e região. “Com a mesa ortopédica, será possível, atender com sucesso, casos semelhantes. Já operamos aqui, pacientes com fraturas no braço, ante-braço, tíbia, rúmel, fêmur e agora quadril. Ficamos felizes, porque é a primeira cirurgia desse porte, entre muitas que virão, graças a um trabalho sério que está sendo feito aqui”, argumentou.

Ortopedia

Desde o mês de maio que o Hospital Regional de Conceição do Araguaia conta com os serviços de dois ortopedistas – Rhuan Gabriel e Norberto Garcia, além de três anestesistas que se revezam a cada dez dias para que os serviços de anestesia sejam ofertados com regularidade e responsabilidade aos pacientes da região sul do Pará. Com isso, muitas cirurgias que antes eram realizadas em outros municípios como Redenção – Pa e Araguaína – TO, agora são feitas também em Conceição do Araguaia.

Com o serviço de ortopedia, o Hospital Regional continuará atendendo os casos de urgência e emergência encaminhados pelos postos de saúde de todos os municípios da região sul do estado.

Por Viviane Fialho