Por Ulisses Pompeu – de Marabá
Hoje, quarta-feira, dia 19, o Hospital Regional Público do Sudeste Dr. Geraldo Veloso comemora 10 anos de criação. Ontem, terça-feira, 18, uma cerimônia que contou com participação do secretário de Estado de Saúde Pública, Victor Mateus, e do staff da Organização Social (OS) Pró Saúde marcou a primeira década de atuação do HRPS. O evento reuniu também servidores, representantes religiosos, vereadores e prefeitos eleitos da região.
Em seu discurso, o secretário de Estado elogiou a equipe técnica do HR e disse que a experiência com as OS têm sido bastante proveitosas para o governo do Estado, tanto pela qualidade do atendimento, quanto pela satisfação da comunidade.
Por outro lado, reconheceu que o Estado está em débito com a região em relação às obras de ampliação para implantação do serviço de hemodiálise, hemodinâmica, 30 novos leitos de UTI e um centro de estudo e pesquisa, que foram iniciadas em 2013 e deveriam ter sido concluídas em 2014, mas estão paralisadas há cerca de dois anos.
Victor Mateus alegou que houve problemas com a empresa que havia ganhado a licitação e iniciado as obras e avisou que uma nova licitação deverá ser feita nos próximos meses. Segundo ele, a previsão de conclusão e inauguração está prevista para o final de 2017 ou início de 2018.
O secretário de Estado destacou que a rede de hospitais regionais do Estado tem contribuído para melhoria dos serviços de saúde da comunidade e disse que, atualmente, é uma rede que embora precise estar se aprimorando, tem alcançado altos índices de satisfação da comunidade.
Bastante emocionado em seu discurso, o atual diretor geral do HR, Valdemir Girato, enalteceu o comprometimento dos colaboradores do hospital e reconheceu que os serviços especializados de média e alta complexidade que o HRSP oferece à população desta região salvam milhares de vida.
Em 2012 o governo do Estado iniciou a ampliação do Hospital Regional com a promessa de construir alas direcionadas a serviço de hemodiálise, serviço de hemodinâmica, serviço de nutrição e dietética, 30 novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto, centro de estudo e pesquisa, farmácia, área administrativa, refeitório, lavanderia, além da ampliação do bloco cirúrgico e do pronto atendimento, incluindo a adequação da obstetrícia, com a criação de 15 novos leitos para partos de alto risco. A obra, orçada em aproximadamente 20 milhões de reais, possui 1.320 metros quadrados de área construída e deveria ter sido inaugurada em 2014.
Segundo a direção do HR, em uma década, o hospital realizou mais de 2.700.000 atendimentos, entre internações, cirurgias, consultas, exames e sessões de reabilitação especializada.
Pertencente ao Governo do Estado e gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, o Hospital Regional de Marabá possui 115 leitos, dos quais 77 são de unidades de internação clínica e cirúrgica e 38 de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) – 20 de UTI Adulto, nove de UTI Pediátrica e nove de UTI Neonatal. O foco do atendimento é nas especialidades de neurocirurgia, traumatologia, ortopedia e cirurgia geral. O índice de satisfação do usuário, nesses anos, é de 94%.