A 53ª Exposição Agropecuária de Paragominas (Agropec), realizada no Parque de Exposição Amílcar Tocantins, além da tradicional exposição de máquinas, bovinos e equinos, shows, leilões e rodeios profissionais, terá espaço para a promoção da conscientização ambiental promovida pela Hydro, com a Mineração Paragominas. A feira, que é organizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais (SPRP) e é considerada o maior evento agropecuário da região Norte, tem o patrocínio da Hydro há 15 anos. O evento ocorrerá de 10 a 18 de agosto.
Em 2018, o Sindicato contabilizou a circulação de 230 mil pessoas em todos os dias da Agropec e a movimentação de R$ 3 milhões em negócios. Para este ano, a expectativa é que cerca de 200 empresas participem da feira. O estande da Mineração Paragominas, por exemplo, terá 168 m2. O destaque serão as informações sobre a gestão operacional e a segurança das barragens de rejeito da empresa. Ao entrar no estande, o visitante reproduzirá a experiência de caminhar sobre o rejeito, exatamente como ocorre na planta, e conferirá um mostruário com bloco do rejeito.
As técnicas de recuperação ambiental serão explicadas pela equipe de Meio Ambiente e os profissionais de Recursos Humanos abordarão as oportunidades de ingresso na empresa por meio dos programas de Trainee, Estágio e Jovem Aprendiz.
Nos dias 12, 13 e 14 de agosto, a Mineração Paragominas promoverá ações de educação ambiental voltadas aos alunos de escolas públicas e privadas, das turmas de ensino fundamental II (8º e 9º anos) e ensino médio (1º, 2º e 3º ano). No estande, os estudantes participarão de uma exposição itinerante pela maquete que mostra a extensão do mineroduto da Mineração Paragominas até a refinaria Alunorte, em Barcarena. Com as informações sobre os cenários dos processos de mineração e recuperação ambiental, eles conhecerão um pouco mais sobre a importância dos profissionais que atuam no setor mineral.
A participação da Hydro na Agropec também inclui a realização do “II Seminário de Mineração e Biodiversidade: Garantindo Sustentabilidade”, que será realizado no dia 12 de agosto, no auditório do Parque de Exposição. No evento, serão apresentados os projetos de pesquisa realizados pelas equipes do Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil – Noruega (BRC) e desenvolvidos dentro da Mineração Paragominas, como os estudos sobre a fauna terrestre e a fauna aquática, a polinização e os resultados alcançados na reabilitação de áreas mineradas, entre outros. Esse seminário contará com a participação de pesquisadores da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG, instituições parceiras da Hydro no Consórcio.
Na iniciativa do BRC, também estão envolvidos a Universidade de Oslo (UiO) e os profissionais da Hydro, no intuito de conhecer como se comportam os diversos organismos biológicos e físicos no processo de restauração ambiental, inclusive o retorno dos serviços ecológicos. Mais de 150 profissionais participam dos programas desta iniciativa. “As operações de mineração devem estar em total sinergia com o fomento à biodiversidade e à adoção de tecnologias para aprimorar o monitoramento de flora e fauna, além das técnicas de reflorestamento. As parcerias acadêmicas e os estudos científicos do BRC são as bases para recuperação das áreas mineradas de forma sustentável. Além disso, contribuem para o desenvolvimento da ciência na área de sustentabilidade e dão mais transparência às nossas ações”, explica Evilmar Fonseca, diretor Industrial da Mineração Paragominas.