Maquinários de três serrarias foram desmontados. As empresas estavam trabalhando com madeira ilegal e já tinham sido interditadas anteriormente.
Fiscais do Ibama desmontaram o maquinário de três serrarias em Eldorado dos Carajás, no sudeste do Pará. As empresas estavam trabalhando com madeira ilegal e já tinham sido interditadas anteriormente.
Os fiscais retiram as principais peças de máquinas que auxiliavam no corte das toras. Segundo o Ibama, as três serrarias não tinham autorização para funcionar. Todas haviam sido lacradas em agosto do ano passado depois de uma denúncia de que madeira ilegal estava sendo beneficiada nesses locais. “A reiteração das infrações é nítida em todas as nossas visitas. Como medida essencial de controle, desta vez, estamos desmontando os equipamentos da serrarias”, contou Rômulo Soares, chefe de fiscalização do Ibama.
Só em uma das serrarias foram encontrados mais de 20 metros cúbicos de castanheira. A espécie é protegida por lei. Toras de outras árvores também estavam nos pátios. De acordo com o Ibama, toda esta madeira vem da zona rural de Eldorado sem nenhuma documentação legal.
Os donos das serrarias não foram encontrados e no momento da fiscalização, não havia atividade em nenhuma delas. De acordo com o Ibama todos apresentam indícios de funcionamento recente.
Em uma delas, os funcionários teriam abandonado todas em processo de corte assim que souberam da fiscalização. A máquina foi desmontada e as peças levada para o Ibama, em Marabá, onde os donos poderão recuperá-las.
Aqui você acompanha o vídeo da reportagem produzida por José Neves, da equipe da TV Liberal, afiliada da Rede Globo em Parauapebas, exibido hoje pela manhã no Programa Globo Rural.
Fonte: G1