No dia 24 de maio, a região dos Campos Ferruginosos da Floresta Nacional de Carajás será o cenário de inspiração para fotógrafos, na segunda edição da Expedição Cenários. A experiência, promovida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio-Carajás), em parceria com a prefeitura de Parauapebas, vai reunir 20 fotógrafos, selecionados através de inscrição, para registrar os cenários naturais dos ricos Campos Ferruginosos, conhecendo sua diversidade biológica e suas formações geológicas únicas.
Para Pricila Leal, gerente de Uso Público, o evento destaca a importância da conservação ambiental e do trabalho colaborativo. “Estamos entusiasmados em promover a segunda edição da Expedição Cenários, pois, além de proporcionar uma experiência enriquecedora para os amantes da fotografia, a iniciativa também celebra a diversidade e a beleza dos Campos Ferruginosos,” disse.
As melhores fotografias capturadas durante a expedição serão exibidas em uma mostra especial no Partage Shopping, como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, nos dias 7, 8 e 9 de junho, proporcionando para o público a oportunidade de apreciar e refletir sobre a riqueza e a fragilidade dos ecossistemas presentes na região de Carajás.
“A fotografia desempenha um papel crucial na documentação e na promoção da conservação ambiental. Através das lentes dos participantes da Expedição Cenários, esperamos não apenas registrar a beleza natural da Floresta Nacional de Carajás, mas também inspirar outros a apreciar e proteger nosso patrimônio natural,” ressalta Nívia Silva, coordenadora do acordo de cooperação entre ICMBio-Carajás e prefeitura de Parauapebas.
As inscrições para a segunda edição da expedição são gratuitas e podem ser feitas até o dia 13 de maio, através do link, também disponível na bio da página do ICMBio-Carajás no Instagram.
Programação da Expedição Cenários
- Data: 24 de maio de 2024
Horários
- 14h – saída da portaria da Floresta Nacional de Carajás;
- 15h30 às 17h – Platô da canga do N1 – registros livres;
- 17h20 – Mirante do Vale do Rio Azul – Pôr-do-sol;
- 18h às 20h40 – Registro lunar e paisagens noturnas;
- 21h – Retorno para portaria da Floresta Nacional de Carajás.