ICMBio realiza workshop sobre criação de Comitê Gestor do Itacaiúnas

Grupo ficaria responsável por estratégias de conservação e uso sustentável das águas do rio

Continua depois da publicidade

Acontece, nesta quarta-feira (5), no auditório da Câmara Municipal de Parauapebas, o I Workshop Pelas Águas do Rio Itacaiúnas. Uma iniciativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o evento promove debates e a definição das ações necessárias para a criação de um futuro Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Rio Itacaiúnas.

Localizado no sudeste do Pará, o Rio Itacaiúnas desempenha papel vital no ecossistema e na vida das comunidades do seu entorno, sobretudo os vários municípios que atravessa – como Parauapebas, Marabá, Canaã dos Carajás e Água Azul do Norte.

Reconhecendo a importância da preservação e manejo responsável do rio, o encontro visa apresentar à comunidade a relevância e benefícios da formação de um grupo dedicado a estabelecer estratégias de conservação e uso sustentável das águas do Itacaiúnas. A programação ainda inclui palestras e oficinas, a fim de enriquecer os debates para definir os rumos da utilização dos recursos hídricos da região.

Na ocasião, serão abordados os processos de implementação já realizados na região, além das experiências de localidades que adotaram comitês similares, de modo a fornecer subsídios para a estruturação e funcionamento do Comitê Gestor do Rio Itacaiúnas. Participam do evento autoridades governamentais, especialistas da área ambiental e membros da sociedade civil.

“A criação do Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Rio Itacaiúnas é um passo fundamental para garantir a preservação desse recurso natural tão precioso. Este workshop será uma oportunidade única para juntos, construirmos um futuro mais sustentável para as águas do Rio Itacaiúnas,” conclui André Macedo, chefe do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) ICMBio Carajás.