Entre os dias 19 e 23 de junho a turma do 9º período de Agronomia fez uma Visita Técnica à cidade de Uberlândia-MG, onde todos tiveram oportunidade de visitar algumas Instituições e Empresas do setor agropecuário. As visitas ocorreram em duas fazendas experimentais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde foram recebidos pelos professores Adriano Pirtousheg e Mauricio Martins, diretores das fazendas.
Na ocasião, eles deram algumas informações sobre o funcionamento das fazendas e como elas são autossustentáveis, gerando renda, propiciando a realização de ensino, pesquisa e extensão, com pouquíssimos recursos da universidade.
Nas fazendas, os alunos visitaram os setores de bovinocultura de leite, ranicultura (criação de rãs), piscicultura (criação de Lambaris para isca), área de plantios de grãos (milho, soja e sorgo), cafeicultura (café sequeiro e irrigado). Os discentes tiveram a oportunidade de acompanhar a colheita mecanizada do café e uma pequena indústria de beneficiamento do grão.
Na segunda fazenda da UFU, eles visitaram setores de fruticultura, experimentos de um programa de melhoramento de feijão em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e experimento de Eucalipto. Em outro dia, os discentes visitaram o Campus da UFU onde ficam os laboratórios de Agronomia.
Tiveram ainda, a oportunidade de visitar o Ceasa – Minas, onde foram recebidos pela engenheira agrônoma Larissa, que explicou como é sua atuação e todo o sistema de comercialização de frutas e legumes, tanto no setor que a comercialização só pode ser feita direto pelo produtor rural e nos setores em que os produtores entregam para as empresas de comercialização.
Outra importante visita foi na Unidade do Ministério da Agricultura, onde foram recebidos pelo engenheiro agrônomo Paulo Resende, que é fiscal agropecuário federal. Ele deu uma palestra sobre a fiscalização de produtos vegetais, além de dar algumas dicas aos alunos de como estudar para um concurso do Mapa.
Já no último dia tiveram a presença na Fazenda da UFU, do gerente regional e do diretor técnico de Fruticultura, da Emater/Minas, os engenheiros agrônomos Gilberto Carvalho e José Roberto. Eles falaram aos alunos sobre o serviço de assistência técnica e extensão rural e sobre a experiência deles. A viagem foi muito enriquecedora para os alunos, pois tiveram a oportunidade de vivenciar muitas experiências que marcarão a vida deles para sempre.
(Ascom IFPA Conceição do Araguaia/ Jornalista Viviane Fialho)