O Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal do Pará (IFPA) publicou o Regulamento do processo de consulta à comunidade escolar para a escolha de candidatos ao cargo de Reitor do IFPA e aos cargos de Diretores-Gerais dos campi Abaetetuba, Ananindeua, Altamira, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá Industrial, Marabá Rural, Óbidos, Paragominas, Parauapebas, Santarém e Tucuruí, para o quadriênio 2023-2027.
Conduzido pela Comissão Eleitoral Central (CEC) e pelas Comissões Eleitorais Locais (CELs), o processo de consulta será por meio de votação secreta e facultativa em um único candidato, para cada cargo e em turno único. Podem votar os servidores que compõem o Quadro de Pessoal Ativo Permanente da Instituição, bem como os alunos regularmente matriculados nos cursos de ensino médio, técnico, de graduação e de pós-graduação, ofertados na modalidade presencial ou a distância.
O período de campanha eleitoral dos candidatos será de 17 a 29 de maio. O debate entre candidatos a Diretor Geral nos Campi será realizado no dia 25 de maio. No dia 26 de maio será o debate entre os candidatos a Reitor, a ser realizado na sede da Reitoria e transmitido pelo canal oficial do IFPA no Youtube.
A votação acontece nos dias 30 e 31 de maio, das 08h às 22h, por meio do sistema de votações eletrônicas denominado Sigeleição, podendo ser feita de qualquer meio de acesso à internet (dentro ou fora do campus).
No dia da votação, será disponibilizado no site https://www.eleicoes.ifpa.edu.br o link para acesso ao sistema Sigeleção. O eleitor cadastrado deverá acessar o link e preencher com login e senha para efetuar a votação, sendo que o Login e a senha serão os mesmos utilizados para acesso a Plataforma SIG (SIGAA, SIPAC, SIGRH). Nos campi, haverá locais de apoio com computador disponível para votação on-line.
A apuração será iniciada após o encerramento da votação pelo presidente da Comissão Eleitoral Central, podendo ser acompanhada por Membros da CEC, pelos candidatos ou por um fiscal por ele indicado. O processo de apuração dos votos será realizado por videoconferência, com transmissão on-line e divulgação pelos canais oficiais do IFPA. A Homologação do resultado final da eleição pelo Conselho Superior será no dia 07 de junho, após análise de possíveis recursos.
(Ascom IFPA)