Por Dom Vital Corbellini, Bispo de Marabá – PA
A comunidade católica e todas as pessoas de boa vontade são convidadas para participar, neste fim de semana, do domingo de Ramos, onde teremos presente Jesus, que entrará em Jerusalém, a capital dos judeus.
No Domingo de Ramos, realizamos a procissão em honra de Cristo Rei; eis a razão das vestes vermelhas, das aclamações e hinos em honra de Cristo Rei. Esta procissão não é somente algo de exterior que é manifestado ao Nosso Senhor por ser o Rei de todos nós, mas a Igreja, ao celebrar este evento com fé e devoção, está celebrando o mistério nele oculto.
O Rei que aclamamos não é apenas figura histórica, mas alguém que vive e reina agora e para sempre. Jesus é uma pessoa na qual queremos nos encontrar, adorar, anunciá-lo aos outros e amá-lo. Somente os que têm fé percebem o significado da entrada de Jesus, porque Jesus entra para completar sua obra como nosso Messias: para sofrer, morrer e ressuscitar novamente.
Bendito o que vem em nome do Senhor; Hosana nas alturas. Ouvimos esta aclamação em todas as missas, no início da oração eucarística. Na procissão do Domingo de Ramos, a Igreja sai para acolher o Cristo Jesus, de maneira especial; ao mesmo tempo queremos acolhê-lo em nossas vidas, famílias, comunidades, paróquias e Diocese. Também nós queremos dizer: Bendito o que vem em nome do Senhor, não só por palavras, mas na nossa vida.
Os ramos, que são abençoados (foram) e que levamos em procissão, e depois, para as nossas casas, são sinal de vitória, pois honramos Cristo, nosso Rei triunfante. Carregando-os, estes ramos querem manifestar a nossa adesão a Cristo e, ao longo do ano, sempre lembra-nos que esses ramos manifestam a nossa boa vontade de seguir o Mestre: Jesus Cristo. Se os ramos de oliveira, ou de outras plantas, querem manifestar como fruto, curar as dores e fadigas, assim também com os ramos que carregamos: somos chamados a fazer obras de misericórdia, de bem para os outros; não somente usá-los contra as tempestades, mas nos recordar que somos seguidores do Senhor.
Teremos, neste Domingo de Ramos a coleta nacional da solidariedade, referente à Campanha da Fraternidade 2018, que fala sobre a superação da violência e que somos todos irmãos (Mt 23,8). Somos convidados a participar dando a nossa colaboração. O Senhor acumule as pessoas de bênçãos e de graças.
Estamos dando início também à Semana Santa: a semana das semanas para os cristãos, católicas e católicos. Procuremos participar bem de todas as missas, celebrações que nesses dias ocorrerão nas nossas paróquias e comunidades desde o Domingo de Ramos, culminando no domingo de Páscoa. Vivenciamos bem o mistério de Jesus Cristo, sua paixão, morte e ressurreição na comunidade: na Igreja onde estamos situados; família, comunidade e sociedade.
1 comentário em “A Igreja celebrará Domingo de Ramos neste fim de semana”
Obrigado pela postagem. Vivenciemos bem, povo de Deus, o domingo de Ramos e a Semana Santa que se abrirá estando ao mistério de Cristo à nossa salvação.