Imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em que casas são engolidas por uma cratera que se formou na rua Siqueira Mendes, no bairro de São João, em Abaetetuba, nordeste do Pará. A gravação é do último sábado (4), quando treze residências foram destruídas devido a erosão provocada pela cheia do rio Maratatuíra.
Na gravação também é possível ver que, poucos minutos antes, uma mulher joga uma criança pela janela na tentativa de salvá-la do desabamento de uma casa. Em seguida, com a ajuda de vizinhos, ela, que estaria grávida de 7 meses, também consegue sair do local. Todos correm para longe das casas, que são arrastadas pelo rio.
Segundo a Defesa Civil, outros 23 imóveis estão condenados, e não podem mais ser habitados. Cerca de 67 famílias ficaram desabrigadas. Ninguém morreu.
“A gente trabalha com tanta dificuldade para querer algo, e no final a gente perde tudo”, lamenta o lavrador Alfredo Rodrigues, um dos moradores afetados pelo desabamento. O município decretou estado de emergência nesta segunda-feira (6).
Parte das famílias afetadas pela tragédia está abrigada provisoriamente no ginásio de esportes do município; outros moradores conseguiram abrigo na casa de parentes.
A aposentada Estelita Machado faz parte do grupo de 28 famílias que está no ginásio. “Está sendo muito difícil ficar aqui, mas não tem outro jeito porque eu não tenho para onde ir. E pra minha casa eu não posso mais voltar”, diz, emocionada.
As famílias afetadas pelo desastre devem receber um auxílio aluguel para ajudar a estabilizar a situação. O valor do benefício é de R$ 500,00.
Fonte: G1-PA