Náutico, Ponte Preta, Vasco e Fluminense foram rebaixados e disputarão a Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol em 2014.
Após as cenas deprimentes acontecidas no jogo entre Vasco e Atlético paranaense fico a pensar se estamos preparados para receber uma Copa do Mundo.
É público e notório que o futebol é hoje um grande negócio e que o lucro é colocado acima de tudo. Tal visão trouxe insegurança para os apaixonados pelo esporte, que a cada dia se limitam a assistir os supostos espetáculos pela TV, mesmo que o horário seja um afronta aos trabalhadores que têm de trabalhar cedo no outro dia.
Vândalos se infiltram em torcidas organizadas patrocinadas pelos clubes e transvestidos de apaixonados torcedores organizam verdadeiras guerras Brasil a fora.
Em todo o mundo, e no Brasil isso é corriqueiro, crianças são contratadas por grandes equipes a peso de ouro e perdem a infância se preparando para assumir papel de craque.
Isso tudo acontecendo sem que a CBF e a justiça brasileira tomem medidas enérgicas para evitar. Onde já se viu você ir a um estádio de futebol com sua família para se divertir e se vê obrigado a participar de um quebra quebra como o acontecido no jogo de ontem?
No Brasil, futebol é adrenalina. Vários são as equipes que entram no campeonato com chances de erguer a taça. Infelizmente essa disputa pela taça nem sempre é jogada dentro das quatro linhas.
Se temos o melhor futebol do mundo e se vamos recepcionar milhares de torcedores estrangeiros é preciso mudar de atitude sob o ponto de vista da segurança nos estádios e no entorno dele se não quisermos ver atitudes que denigrem a imagem do país serem exibidas em horário nobre mundo a fora.
Vencer, conquistar vagas, se dá após um conjunto de ações que envolve desde comprometimento da diretoria, da equipe e da torcida até o bom planejamento por parte de quem organiza os eventos. Saber perder é questão de educação. Definitivamente o brasileiro não está preparado para a derrota e temo a perda de uma copa em solo brasileiro após os bilionários e irresponsáveis gastos com estádios e alguma infraestrutura. Se em um simples jogo, onde pouco mais de 8 mil pessoas estavam presentes, viu o que se viu, imagine em uma final no Maracanã com a equipe canarinha sendo derrotada.
Oxalá os deuses do futebol nos proteja. Primeiro nos abençoando com vitórias. Depois, dos vândalos que empobrecem e envergonham o esporte.
1 comentário em “Imagine na Copa!”
A verdade é o seguinte… somos o país do jeitinho brasileiro, do mensalão, da corrupção.. o Brasil tem totais condições de sediar uma copa do mundo, porém não tem é políticos à altura de um evento esportivo de tamanha importância… país sem lei… ou de leis brandas… ou ainda de lei pra pobre…