A Sessão desta terça-feira 30/08, foi marcada pela manifestação de alunos da rede estadual de ensino de Parauapebas, no intuito de pedir apoio a Casa de Leis para saber o motivo da retirada do campus da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), de Parauapebas.
Com o plenário lotado, e muitas reivindicações, a sessão foi suspensa por alguns minutos para que os vereadores pudessem se reunir com uma comissão de estudantes para discutir sobre o assunto. O Presidente da Casa se dispôs a ouvir os estudante, onde cada um colocou o seu ponto de vista e pediu o apoio a todos os vereadores para os ajudarem a colher 100 (cem) mil assinaturas para reivindicar a implantação do campus da Universidade em Parauapebas. Uma reunião prevista para acontecer nesta quinta-feira (01/09) às 13h na CMP, entre vereadores estudantes vai discutir melhor as melhores estratégias para produzir o abaixo assinado.
No uso da Palavra o Vereador Odilon Rocha de Sanço (PMDB), apresentou o Requerimento de Nº 082/2011 de sua autoria requerendo a instalação de uma caixa d’água para atender os moradores do bairro Jardim América II, segundo Odilon os moradores do referido bairro encontram-se sem abastecimento de água em suas residências, “São cerca de 11 residências que dependem do carro pipa para o abastecimento de água”, disse o vereador.
O vereador Antônio Massud (PTB) apresentou os Requerimentos de Nº 087/2011 e o de Nº 089/2011, de autoria conjunta com os vereadores Francis Resende (PMDB), Adelson Fernandes (PDT) e Faisal Salmen (PSDB), onde o primeiro requereu ao Plenário a realização de Audiência Pública, com ampla divulgação referente ao tema: “IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS DA UNIFESSPA NO MUNICÍPIO DE PARAUAPEBAS”, a ser realizada na quinta-feira (08/09) às 16h num local ainda a ser defenido (pois o plenário da Câmara não comporta o número de pessoas esperado), de acordo com Massud a exclusão de Parauapebas no Projeto que cria a Unifesspa representa um grande prejuízo para o município, “Apesar de o município contar com o campus da UFRA, ele não é suficiente para atender os estudantes que desejam ingressar na Educação Superior, onde tem um número reduzido de cursos e todos ele ligados às ciências agrárias, fazendo com que os estudantes tenham que ir buscar sua formação superior em outras cidades e estados”, relatou o parlamentar.
Já o segundo Requerimento requereu a aprovação do pedido de informações e revogações da transferência dos servidores públicos Jefferson Abreu Soares e Juracir Assunção Filho, ao Secretario Municipal de Saúde.
Quem também apresentou Requerimento e Indicação, foi o Vereador Faisal Salmen (PSDB), o primeiro solicitando à Casa de Leis a realização de Audiência Pública, com ampla divulgação referente ao tema: “OS EFEITOS DA AUSÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE”, no município. Já a Indicação sugere ao Poder Executivo a implantação de Projeto Social denominado “Remédio em Casa”, visando à entrega de medicamentos de uso contínuo a domicílio para portadores de necessidades especiais, idosos e pacientes com restrição de locomoção nas áreas urbanas e rurais do município de Parauapebas.
Em seguida o Vereador Wolner Wagner (PSDC), apresentou dois Requerimentos de sua autoria o de Nº 091/2011 requerendo a pavimentação das ruas Itaúna nas Casas Populares I e na rua Perimetral Norte, no bairro Liberdade I, o outro Requerimento de Nº 092/2011 requerendo a confecção da cobertura do anfiteatro da Escola Eunice Moreira dos Santos, de acordo com o parlamentar a cobertura do anfiteatro iria trazer mais atividades para os alunos, “Fazendo a cobertura do anfiteatro os alunos poderão exercer atividades como xadrez, tênis de mesa, dança e teatro, sem prejuízos causados pelo sol ou chuva”, esclareceu Wolner.
Outro Requerimento que também foi apresentado foi o de Nº 093/2011, de autoria conjunta dos vereadores Israel Pereira Barros (Miquinha) (PT) e Percília Martins (PRTB), onde os parlamentares requereram a recuperação da estrada segunda VS Leste – Palmares I, segundo Miquinha a estrada denominada se encontra em má condições de conservação, “Essa estrada não tem condições nenhuma de conservação, está muito estragada, e já faz mais de dois anos que não recebe nenhum tipo de manutenção”, concluiu.
Todas as proposições foram aprovadas.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CMP
1 comentário em “Audiência Pública para discutir a implantação do Campus da Unifesspa em Parauapebas é aprovada na Câmara Municipal”
Vamo lá geeeeente!!!!