Serão necessárias, pelo menos, 600 luminárias para transformar a Estrada Faruk Salmen em uma via segura no período noturno para condutores e transeuntes que a usam para trafegar tanto para percursos urbanos ou para a zona rural.
O trabalho faz parte da implantação do novo parque de iluminação que deverá chegar a todos os bairros nos próximos meses. “A primeira via a receber a novidade é a Faruk Salmen em virtude de que se aproximam as festividades da FAP e queremos dar mais comodidade à população”, conta Edmar Lima, secretário municipal de Serviços Urbanos, dando a boa notícia de que logo em seguida a obra continuará iluminando a via até a Estação Ferroviária completando os 10 quilômetros de extensão.
Nos postes está sendo implantada a nova tecnologia, em uma única peça que substitui o modelo antigo que é composto por reator, luminária, foto célula e o kit de ligação. “Esse era nosso problema, pois, trocávamos um dos itens e logo a luminária apagava porque dava outro problema. Assim, sempre éramos alvo da insatisfação da população que, com razão, reclamava”, lembra Edmar, detalhando que agora o governo conta com o reforço de um maior número de veículos com o consórcio que se instalou no município para executar a obra.
Outro ponto positivo citado pelo secretário é o tempo de vida útil do material usado na iluminação pública que é de, no mínimo, sete anos, conforme garantia do consórcio, podendo chegar até 15 anos, além da economia tanto em reposição de equipamentos quanto no consumo de energia elétrica.
Ainda de acordo com Edmar Lima, a chegada de iluminação pública com melhor qualidade não será privilégio apenas da Estrada Faruk Salmen, mas, de toda a cidade que, passo a passo, terá todo o sistema substituído. “Não faremos mais reposição de luminárias usando o material antigo, pois, na medida em que formos trabalhando na correção da iluminação pública, já iremos inserindo o novo kit. Assim, em poucos meses, teremos uma cidade contemplada com o novo parque”, prevê Edmar Lima, planejando acender as lâmpadas no primeiro trecho, da Delegacia de Polícia Civil ao Parque de Exposições Agropecuária Lázaro de Deus Vieira Neto, ainda na próxima semana.