Por Lúcio Flávio Pinto
Editor do Jornal Pessoal
O Dez Minutos, de Manaus, se consolidou como o maior jornal do Norte e Nordeste do país. Com uma tiragem de praticamente 80 mil exemplares diários, número apurado pelo IVC (Instituto Verificador de Circulação) em fevereiro deste ano, já é o 14º maior do Brasil em venda avulsa. Sua circulação é apenas três vezes e meia menor do que o líder nacional, a Folha de S. Paulo, com 287 mil exemplares. Todos os grandes jornais brasileiros ficaram abaixo de 300 mil exemplares. Menos de três décadas atrás chegaram a bater na marca de um milhão de exemplares, com promoções comerciais atraentes. Em 1990 a Folha colocava 350 mil exemplares nas ruas.
Na região Norte-Nordeste, o mais próximo do periódico de Manaus, em 28º lugar, é o Diário do Nordeste, de Fortaleza, que, com circulação de 41 mil exemplares, passou à frente do tradicional líder regional, A Tarde, de Salvador (30º), com 40 mil exemplares, metade do que vende o Dez Minutos. O jornal amazonense abriu um pouco sua diferença sobre o Estado de Minas, que vem em seguida, com 76 mil exemplares. Poucos anos atrás esta situação era impensável. O segundo jornal em Manaus fica muito abaixo: é o Diário do Amazonas (69º), com apenas 12 mil exemplares. A Crítica, que foi líder durante muitos anos, não aparece no ranking.
O Diário do Pará se mantém em 41º lugar, com circulação de 28 mil exemplares. Seu concorrente direto, O Liberal, deve continuar abaixo, embora não se saiba sua tiragem porque ainda está fora do IVC. Seu principal executivo, Romulo Maiorana Júnior, anunciou sua volta à fonte de maior credibilidade sobre a imprensa escrita do Brasil. A promessa vai fazer dois anos e ainda não foi cumprida. Se não se filiou novamente ao IVC, é porque a tiragem de O Liberal continua inferior à do jornal dos Barbalhos.
A perda de expressão da imprensa paraense é visível, sob qualquer aspecto, mesmo sem que se faça uma análise qualitativa. Ela já não pesa em termos nacionais. Não tirou proveito da influência da internet, que alavancou publicações com grafismo destacado, notícias rápidas e ênfase em usos e costumes. Até aqui, o Amazônia, que tenta explorar o segmento, é um fracasso de público e comercial. Não seguiu os fenômenos que ocorreram em Manaus e em São Luís, onde o Aqui Maranhão atingiu circulação de 39 mil exemplares e subiu para o 33º lugar, oito corpos à frente do Diário do Pará.
Por enquanto, a maior característica da imprensa diária de Belém é explorar o sensacionalismo do crime, como nenhum outro jornal do país. Não é propriamente um título que credencie.
Fonte: O Estado do Tapajós On Line
[ad code=4 align=center]
5 comentários em “Imprensa do Pará perde expressão”
Ola Ze dudu!
Nao sei qual a receita do `Dez minutos` de Manaus, mas em minha opiniao, o jornalismo da metropole Belem perde oportunidade de crescimento em vendas, nao expandindo e interiorizando os jornais. Mais um aspecto que prova a existencia de varios PARAs dentro do PARA. Demora pra sair uma noticia do Sul e Sudeste do Para nestes jornais de Belem e arredores – por exemplo.
É com muito pesar que leio a notícia, Zé. Em 2009 tentei entrar numa das empresas de comunicação de Parauapebas. Mas os administradores preferiram empregar parentes. Veja no que deu: o “menino” estava assistindo vídeo pornô e culminou naquele incidente de 20 minutos de orgia na tela, em Carajás.
As empresas de comunicação do interior preferem dessa forma: pagar um parente com baixo salário a empregar um profissional formado e apto para fazer boas reportagens e alavancar a comunicação do nosso Estado.
Outros mais, preferem colocar um rostinho bonito na tela a ter bons profissionais com capacidade e senso crítico para argumentar determinadas notícias e sua veracidade. Correr atrás de informações do interesse do público e fazer grandes reportagens e não apenas públicar notícias.
Qual o seu contato Jornalista Free?
Blog do Zé Dudu está perdendo expressão também
Lembro, quando das eleições municipais de 2008, este blogger passou a ser conhecido nos quatro cantos da cidade, chegando ao auge, o mais visitado. Todo aquele sucesso foi gerado em virtude do teor oposicionista que o blog em tela transmitia, apontando aberrações do governo municipal, bem como “fofoquinhas” sobre figuras que estão a frente do tal governo nada cidadão… E é claro, o amigo blogueiro aproveitava para fazer a propaganda de sua favorita, Bel Mesquita. Recordo a verdadeira guerra que virava essas caixas de comentários após uma postagem quente do Zé Dudu contra Darci ou qualquer personagem ligado ao seu clã. Formava-se nos locais de trabalho da cidade, aquele montinho de gente para ler as quentinhas… Hoje, obsevem, nos parece que o amigo deu um tom light aqui. E sinceramente, o blog do Zé dudu virou um verdadeiro PICOLÉ DE CHUCHU!!! sem gosto, sem graça…
Cadê as falcatruas do governo pra se mostrar aqui? A impressão é que os problemas do município diminuíram!
Ah amigo, isso nos leva a desconfiar da dignidade daS pessoas.. até que ponto podemos confiar na honestidade de um líder, comunicador, político, quando ali está numa luta contra os que estão no poder…. SERÁ SE ELE NÃO ESTÁ ALI FAZENDO PIRRAÇA COM SEGUNTAS INTENÇÕES?
Recordo, aqui no município, o tal do Paulão Paulada descendo a sua paulada no Governo Bel numa rádio pirata do município: de repente, da noite para o dia o homem calou-se! Será por que?
Lembro de um líder de futuro que aqui existia, o ex-vereador e aspirante a prefeito NEI, um nome ameaçador que havia contra o Governo Bel/Faisal: encerrou sua vida política aqui da noite para o dia numa pré-campanha, e vazou da cidade pra nunca mais!!!
E agora, esse governo, que apesar de ter vendido tantos sonhos nos palanques, não faz diferença do anterior: corrupto, trabalha pouco, e compra as pessoas que tem expressão para expressar idéias contra…
OS JORNAIS DAQUI SÃO PICOLÉS DE CHUCHU, OS LÍDERES SINDICAIS TAMBÉM… OS VEREADORES IDEM… E INFELIZMENTE, ATÉ OS BLOGS DE MAIOR EXPRESSÃO. POR QUE? PORQUE O DINHEIRO DE PARAUAPEBAS COMPRA E CALA A BOCA DAS PESSOAS!!!
Aqui é um dos poucos lugares onde tem dinheiro o suficiente para os secretários e fornecedores da PMP ROUBAREM, SUPERFATURAR, FAZER UMA OBRA DE VEZ EM QUANDO, enganar o povo mais humilde na hora do voto, e após tudo isso, continuar… e detalhe: o engraçado, aqui também o diheiro sustenta governistas e oposicionnistas…. BAGUNÇOU TUDOOO!!
Zé Dudu, por que o seu blog deixou de criticar o Darci, tão severamente como ante$ ?? =/