Inauguração do IML em Parauapebas será na terça-feira (17)

Continua depois da publicidade

Conforme divulgado com exclusividade pelo jornalista Zinho Bento no Jornal de Parauapebas edição 190, as instalações provisórias do Instituto Médico Legal (IML) em Parauapebas deverão ser inauguradas na próxima terça-feira (17). O jornalista afirma ainda que o prédio, localizado na Rua C, entre as ruas 4 e 5, no bairro Cidade Nova, já foi entregue e que as instalações já foram inspecionadas pelo perito chefe do serviço, Guidoval Pontoja Girard, engenheiro mecânico, do trabalho e gestor ambiental.

A equipe que prestará serviços à população da região de Carajás contará com quatro médicos legistas e mais de 14 técnicos em diversas áreas de responsabilidade do IML e não terá vínculo algum com a Secretaria Municipal de Saúde.

[ad code=5 align=center]

4 comentários em “Inauguração do IML em Parauapebas será na terça-feira (17)

  1. Bruno Monteiro Responder

    Caro Zé Dudu, é muito importante esclarecer à população a missão institucional do CPC “Renato Chaves” para que se possa melhor utilizar seus serviços.
    Em verdade, trata-se de autarquia estadual com sede na capital do Estado, ligada diretamente à Secretaria Estadual de Segurança Pública, com assento no Conselho Estadual de Segurança Pública – CONSEP – que conta com dois institutos: O Instituto de Criminalística(IC) e o Instituto Médico-Legal(IML). A imprensa sempre comete a gafe de tomar a parte pelo todo, referindo-se à Autarquia Estadual Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves” como IML. Na verdade, os servidores públicos estaduais da área fim que lá exercitam suas funções são os peritos criminais de diversas áreas, como engenharia, administração, contabilidade, odontologia, informática, farmácia etc, que são responsáveis pelas mais diversas perícias que podem ser requeridas pelo Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Civil ou até mesmo pelos particulares, no caso de perícias cíveis (esse ponto acredito que ainda seja controvertido dentro da instituição). Já o Instituto Médico Legal, o famoso IML, apesar de mais “badalado”, é o que concentra a menor parcela de serviços(quantitativamente), eis realiza apenas a perícia cadavérica, de lesão corporal e de sexologia forense, através dos Médicos Legistas.
    Desejo sucesso aos peritos que virem trabalhar em Parauapebas, assim como desejo também que não ocorram aqui em Parauapebas as irregularidades que se repetem na sede em Belém e nas regionais de Marabá, Castanhal e Santarém, tais como:
    1. assédio de funerárias na porta do IML para com os parentes de mortos;
    2. esquema de corrupção na perícia veicular;
    3. formolização ilegal de peças de cadáveres por técnicos de necrópsia, que combram ilegalmante a conservação de cadáveres dos familiares dos mortos;
    4. esquema de corrupção entre servidores e agentes de seguradoras que lidam com o seguro DPVAT;
    5. falta de compromisso dos Médicos Legistas que tratam o trabalho no IML como um “bico”, faltando ao serviço, chagando tarde e saindo cedo, além dos atrasos nos laudos pericias etc.

    É bom que a população de Parauapebas já fique bem ciente de que se trata da vinda de um órgão de importante relevância para os serviços ligados à segurança pública, mas que, como os demais órgãos de segurança pública do Estado – à exceção do corpo de Bombeiros Militar – padece de sérios vícios ligados à probidade administrativa que devem ser milimetricamente fiscalizados pela sociedade Parauapebense.

    Bruno Monteiro – Corregedor Geral de Perícia Científica do Estado do Pará junto ao CPC “RC” entre fevereiro de 2007 e abril de 2008.
    Atualmente, Servidor da Justiça Federal.
    E-mail: justus777m@hotmail.com

  2. Carlos Refribom Responder

    só pra esclarecer amigo zé dudu essa informação não foi com exclusividade pra o zinho, ele até pensou que era, mas nossos reporteres foi até o local e ainda estava chegando os moveis e publicamos na ultima sexta no carajas o jornal ou seja informação colhida na quinta feira ou seja antes do zinho, vamos dar uma olhada realmente no que acontece meu caro amigo.

  3. cleyton Responder

    ja era hora de ter um iml aqui nessa cidade ,pow uma cidade que tem um prefeito como esse que nao esta nem ai para o sofrimento do povo ,pelo isso

  4. Cabra Indignado Responder

    Não dá pra definir… não sei se comemoro ou se me recolho. Que bom ter o IML aqui, mas o ideal seria nem precisar dele…

Deixe seu comentário

Posts relacionados