Um incêndio, de grandes proporções, toma conta da fazenda Pioneira, no município de Marabá, sudeste do Pará há três dias. A propriedade onde há uma Reserva Particular de Patrimônio Natural e um programa de reflorestamento, está invadida desde 2007 por pessoas ligadas à Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (FETRAF).
O fogo já destruiu 1 milhão de metros cúbicos de madeira de lei e floresta primária. O caso também já foi registrado na Delegacia de Conflitos Agrários de Marabá e diversos órgãos governamentais.
A fazenda Pioneira atende ao Plano de Sustentabilidade da Companhia Siderúrgica do Pará (Cosipar). São 5 mil hectares onde estão a Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), uma Área de Preservação Permanente, e espaço destinado ao manejo florestal e também ao reflorestamento com espécies exóticas e nativas.
O processo de reintegração de posse já se arrasta há anos. Em 2009, o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes se reuniu com entidades que moviam ações de reintegração para uma audiência de conciliação, que resultou na permanência dos sem terra nas extremidades da fazenda, sem permissão de entrada na área demarcada, até que fossem feitas novas perícias
Fonte: Portal Amazônia
[ad code=2 align=center]