O Incra Sudeste do Pará realizou a capacitação de 50 técnicos, de 23 municípios da região, para trabalharem com a Plataforma de Governança Territorial (PGT) e com o aplicativo Titula Brasil. Os profissionais capacitados atuam nos Núcleos Municipais de Regulação Fundiária, que são parcerias firmadas entre o Incra e as prefeituras.
O treinamento foi realizado na sede do Incra, em Marabá, na manhã da sexta-feira (19). Na parte da tarde, os técnicos se deslocaram para o assentamento Primavera do Araguaia, no município de São João do Araguaia (PA), para colocar em prática as habilidades adquiridas ao longo do curso e testar as novas funcionalidades realizando trabalho prático.
Eles utilizarão as ferramentas para realizar o cadastramento de ocupantes, submeter documentos ao sistema, consultar o relatório de conformidades e produzir laudo de vistoria. Essas plataformas realizam os batimentos automaticamente, estabelecendo comunicação com outros sistemas consolidados, como da Receita Federal, por exemplo, o que torna os dados mais seguros e confiáveis.
(Assessoria de Comunicação Social do Incra/Sudeste do Pará. Jornalista João Lima Júnior)