Incra investirá R$ 229 milhões no sul e sudeste paraense

Continua depois da publicidade

A Superintendência Regional do Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária –  do sul do Pará está realizando desde segunda (27/04) e termina hoje, terça-feira (28/04), a quarta de uma série de cinco reuniões com trabalhadores rurais e prefeitos do sul e sudeste paraense para decidir, conjuntamente, a aplicação de recursos da autarquia nas duas regiões do estado em 2009.

O encontro acontece no auditório do Incra em Marabá. Participam do evento prefeitos, associações de Projetos de Assentamentos e lideranças de movimentos sociais dos municípios de Marabá, Parauapebas, São João do Araguaia, Eldorado do Carajás, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Nova Ipixuna, Bom Jesus do Tocantins, Abel Figueiredo e Rondon do Pará.

Este ano, a superintendência dispõe de 228,9 milhões de reais para realizar as ações da reforma agrária no sul e no sudeste paraense. A meta é assentar 4.500 famílias de agricultores. Algumas das principais ações da autarquia referem-se à obtenção de imóveis rurais, à concessão de crédito para instalação das famílias e à implantação e recuperação de infraestrutura básica em projetos de assentamento.

A próxima reunião com a sociedade para decidir a aplicação desses recursos será no município de Tucuruí, nos dias 29 e 30 de abril.

Durante as reuniões, o Incra faz um balanço das atividades realizadas até 2008 e discute com os participantes como os recursos de 2009 podem ser melhor aplicados, beneficiando o maior número de famílias. Para aproximar ainda mais o agricultor assentado dos serviços que a Superintendência tem prestado, técnicos responsáveis pelas principais ações da autarquia participam do encontro, para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos.