Incra participa da implantação de programas ambientais no sudeste do Pará

Na oficina, 10 prefeituras da região estiveram representadas

Continua depois da publicidade

Profissionais do Incra Sede, lotados em Brasília, e Incra no Sudeste do Pará participaram da Oficina para Apresentação do Programa União com Municípios e Projeto Floresta+ Amazônia, realizada na Câmara Municipal de Marabá (PA), na última quarta-feira (7), para tratar de questões ambientais na Amazônia Legal.

Os programas são de iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e envolvem a participação do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural e conta com recursos do Fundo Amazônia. Outros parceiros institucionais atuarão na implementação das ações, tais como os órgãos estaduais e municipais de meio ambiente dos municípios.

O Programa União com Municípios é voltado para apoiar os municípios prioritários no controle do desmatamento, com ações de regularização fundiária, assistência técnica, regularização ambiental e recuperação produtiva.

Na oficina, 10 prefeituras municipais da região estiveram representadas, por meio de técnicos e secretários de meio ambiente. São elas: Anapu, Cumaru do Norte, Dom Eliseu, Itupiranga, Marabá, Paragominas, Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Ulianópolis.

Já o Projeto Floresta+ Amazônia prevê a implantação do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), apoiando quem protege e recupera a floresta e contribui para a redução nas emissões de gases de efeito estufa. O projeto apresenta um PSA específico para beneficiários da reforma agrária.

O assessor da Presidência do Incra, Vladimir Silva de Lima, esteve em Marabá e falou do PSA. “É uma ação importante para incentivar o assentado a contribuir na agenda ambiental do Governo Federal, especialmente na redução do desmatamento ilegal na Amazônia Legal”, coloca.

Ficou definido, em reunião realizada no Incra de Marabá, na última terça-feira (6), o planejamento para iniciar nas próximas semanas, a execução do Projeto Floresta+ Amazônia, no assentamento Rio Bandeira, área com 11.250 hectares, no município de Pacajá (PA), onde estão assentadas 225 famílias, que receberão pagamentos por serviços ambientais.

(Ascom Incra Sudeste do Pará)

plugins premium WordPress