O futebol paraense vai fazer sua estreia no Campeonato Brasileiro da Série D 2020 nesse final de semana. Dois clubes do estado estão na disputa para essa temporada: o Independente Atlético Clube, de Tucuruí, e o Bragantino Clube do Pará, de Bragança. Nenhuma das equipes avançou para as finais do Parazão deste ano, tendo conquistado suas vagas na competição nacional pelas campanhas do estadual de 2019, quando o Galo Elétrico foi vice-campeão e o Tubarão o terceiro colocado.
O primeiro a entrar em campo será o Independente diante do Rio Branco (AC), neste sábado (19), às 19h, na Arena Acreana, em Rio Branco. A partida será válida pela primeira rodada do Grupo 1. Em partida amistosa durante a preparação da equipe para a estreia, o Galo Elétrico goleou a Seleção de Pacajá por 4 a 0 no Estádio Navegantão, em Tucuruí; o duelo foi realizado no último domingo (13). O técnico Charles Guerreiro tem jogadores experientes em seu elenco, como o goleiro Evandro Gigante, o zagueiro Ezequias e os atacantes Joãozinho e Ray Gol.
Já pelo lado do Rio Branco, o time realizou uma contratação polêmica para essa temporada. Trata-se do goleiro Bruno Fernandes, de 35 anos, que foi preso em setembro de 2010 pelo homicídio da modelo Eliza Samúdio, além do sequestro e cárcere privado do filho Bruninho, tendo sido condenado a 20 anos e 9 meses de prisão. Além do goleiro, o chamado Estrelão anunciou a contratação do meia Filipinho. O Rio Branco perdeu o título acreano da temporada 2020 para o Galvez.
O Bragantino entra em campo diante do Vilhenense (RO) no próximo domingo (20), às 15h, no Estádio Olímpico São Benedito, o Diogão, em Bragança, em duelo pela primeira rodada do Grupo 1 da Série D. O técnico Cacaio acredita que o Tubarão do Caeté vai entrar forte na disputa da competição nacional, chegando a ser um dos favoritos a conquistar o acesso para a Série C da próxima temporada. Para a estreia, o comandante ainda não definiu a onzena titular, mas está ciente que vai entrar desfalcado.
“Nós tivemos 23 dias de preparação. Logicamente, a equipe que vai para o jogo no domingo é o melhor que nós temos hoje, no momento. Nós temos três jogadores machucados no elenco que já estão fora da partida. Nesta quinta-feira fizemos o teste do coronavírus e vamos esperar o resultado para sexta ou sábado. Já temos um jogador de fora e provavelmente poderemos ter mais. Por isso que a gente não pode adiantar a equipe e naquilo que vai ser feito, porque a gente não tem uma definição ainda,” disse Cacaio.
Em relação ao adversário, o Vilhenense relacionou 20 jogadores para encarar o Bragantino. A delegação vai percorrer mais de 3 mil km de ônibus, de Rondônia até a cidade de Bragança, nordeste do estado do Pará. O técnico Felipe Romário ainda não definiu o time titular, mas trabalhou nas últimas semanas com Gil; Vinícius, Bertozzi, Pablo e Thiago; Lucas, Patrick, Tuquinha e Victor Guedes; Edilsinho e Ricardo.
Por Fábio Relvas