Independente vira para cima do Vilhenense no Navegantão e sobe na tabela da Série D

O Galo Elétrico venceu de virada e finalmente deixou a lanterna da competição nacional

Continua depois da publicidade

O Independente Atlético Clube vem reagindo bem no Campeonato Brasileiro da Série D. Jogando na tarde desta quarta-feira (21), o Galo Elétrico venceu de virada a equipe do Vilhenense (RO), por, 2 a 1, no Estádio Municipal Antônio Dias, o Navegantão, em Tucuruí, partida válida pela oitava rodada do Grupo 1 da competição nacional.

Com a vitória, o Independente chegou aos sete pontos e agora é o sexto colocado, saindo da incômoda lanterna do grupo e aumentando sua chance de classificação para a segunda etapa da Série D. O Vilhenense saiu na frente com o gol de Giovanni, aos 24 minutos do primeiro tempo. Mas o Galo Elétrico foi valente e buscou a virada na etapa derradeira, com os gols de Danrley, aos 15, e Gabriel, aos 27 minutos.

O Independente volta a campo diante do Atlético (AC), no domingo (25), às 18h, na Arena Acreana, em Rio Branco no Acre. A partida será válida pela nona rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D.

O jogo: Adeus, lanterna!

O Independente começou melhor a partida. Raygol fez boa jogada pela direita e cruzou para a cabeçada de Joãozinho, a bola passou perto da meta do goleiro Gil. Em outra tentativa de Raygol, o atacante improvisado de lateral-direito recebeu lançamento, mas o goleiro Gil chegou aliviando o perigo com a arbitragem assinalando impedimento. O Vilhenense chegou em um contra-ataque, a bola foi até o atacante Giovanni, que chutou por baixo das pernas do goleiro Renan Paredão, 1 a 0, aos 24 minutos.

O Galo Elétrico não sentiu o gol e foi para cima. Em uma blitz total, Danrley recebeu passe e chutou, o goleiro Gil defendeu, e na sobra, Joãozinho disparou e a bola bateu na zaga, voltando para Danrley, que chutou para fora. Aos 28 minutos, a arbitragem deu a parada técnica. O Vilhenense quase ganhou um gol de graça. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Helber cabeceou e quase fez gol contra.

Na última chance do primeiro tempo, Ezequias cobrou falta, mas a bola subiu demais. Perdendo uma boa chance para o Independente. Na etapa final, o Galo Elétrico foi para a pressão. Matheus Cocão cruzou e Arapongas cortou na hora certa, aliviando o perigo. O Vilhenense, chamado de Leão do Norte, chegou novamente quando depois de uma bate e rebate na área, Deiblydy chutou e a bola desviou na zaga e se perdeu pela linha de fundo.

O time da terra da energia buscava o empate. Em uma bomba disparada por Pedrão, a bola explodiu no peito do goleiro Gil e foi para escanteio. O Independente chegou ao empate. Ezequias cruzou na área e o atacante Darnley subiu de cabeça para marcar, aos 15 minutos, 1 a 1. Foi o quarto gol de Danrley na Série D. Com o gol de empate, o Galo Elétrico encurralou o adversário. Em uma tentativa de Giovani, o volante do Independente errou o alvo e chutou para fora.

Pressão do Galo Elétrico. Danrley tentou marcar, a bola explodiu na zaga e na sobra, Gabriel chutou por cima. De tanto insistir, o Independente virou o jogo. Em uma bola na área, Danrley desviou, o goleiro Gil fez a defesa e deu rebote, Gabriel aproveitou para mandar para o fundo do barbante, aos 27 minutos, 2 a 1. O Vilhenense tentou o empate com Deiblydy, que chutou e a bola passou perto, assustando o goleiro Renan Paredão.

Em uma boa jogada de Raygol, o jogador do Galo Elétrico se livrou de dois marcadores e chutou, o goleiro Gil fez a defesa. Novamente o time paraense foi para o ataque com Raygol, que recebeu falta, o árbitro deu a vantagem, mas Gabriel sozinho com o goleiro Gil acabou perdendo a chance de ampliar.

O castigo quase veio nos minutos finais, quando o time de Rondônia pressionou com duas chances. Na primeira, Deiblydy recebeu e cruzou, o goleiro Renan Paredão defendeu antes da chegada de Giovanni. Na segunda tentativa, após o chute de Deiblydy, o zagueiro Helber cortou de cabeça e na sobra, Giovanni disparou no travessão. Placar final: Independente 2 x 1 Vilhenense.

FICHA TÉCNICA

INDEPENDENTE: Renan Paredão; Raygol (Natanael), Helber, Natan e Ezequias, Pedrão, Emerson (Giovani), Caça-rato (Gabriel) e Matheus Cocão; Joãozinho e Danrley (Kwytare). Técnico: Carlos Figueiredo

VILHENENSE: Gil; Japa (Ricardo), Lucas Bahia, Pablo e Lucas Santos (Vitor Guedes); Arapongas, Deiblydy, Patrick e Edilson (Raniel); Giovanni e Paulo Henrique. Técnico: Felipe Romário

Árbitro: Marcello Rudá Neves Ramos da Costa (CBF-DF)

Assistente 1: Márcio Gleidson Correia Dias (CBF-PA)

Assistente 2: Acácio Menezes Leão (CBF-PA)

Quarto árbitro: Joelson Nazareno Ferreira Cardoso (CBF-PA)

Cartões amarelos: Helber e Pedrão (Independente); Ricardo, Lucas Bahia e Paulo Henrique (Vilhenense)

Gols: Giovanni, aos 24 minutos do 1° tempo para o Vilhenense; Danrley, de cabeça, aos 15, e Gabriel, aos 27 minutos do 2° tempo para o Independente

Local: Estádio Municipal Antônio Dias, o Navegantão, em Tucuruí

Por Fábio Relvas / Foto: Lindoberto Filho