Berbary foi presa pela Polícia Civil do Distrito Federal (PC-DF) em um salão de beleza localizado no setor Oeste do Gama, cidade satélite do Distrito Federal, na última quarta-feira (18). Ela se preparava para um evento para atrair novos “clientes” de uma plataforma de jogo de azar, da qual se apresentava como “embaixadora”.
Berbary era um dos alvos das autoridades que cumpriam mandatos judiciais de prisão no âmbito da operação “Truque de Mestre”, que investigou a divulgação de jogos de azar. Ela já tinha sido presa ao desembarcar em Recife (PE) no fim do ano passado.
Durante a manhã do mesmo dia em que foi presa, a influenciadora fez algumas postagens nas suas redes sociais com imagens suas no aeroporto de Brasília, chegando a debochar das informações que circulavam com o seu nome na internet, após notícia veiculada no Fantástico sobre esse tipo de jogo de azar.
Em tom de deboche, ela comentou sobre a operação “Truque de Mestre”, informando que não tinha sido presa. “Eu não tenho nada a ver com isso, meus amores. Se vocês não ganham dinheiro porque vocês não sabem apostar, o problema é de vocês. Mas como influenciadora de slot, inclusive eu dou mentoria gratuita, não estou nenhum pouco com medo. Inclusive, não vou apagar nenhum destaque e já vou deixar o link aqui da plataforma que só hoje eu ganhei R$ 60 mil reais. Olha que delícia,” disse ela em vídeo.
A influenciadora era uma espécie de coach dos jogos, que prestava mentoria e ensinava as pessoas a jogarem. Com mais de 115 mil seguidores no Instagram, Rayssa Berbary se intitula “50% apostadora”.
Por meio de nota, a Polícia Civil disse que a prisão foi efetuada após o compartilhamento de informações entre a PC-DF e o Comando de Policiamento em Missões Especiais (CPME). “A mulher presa é uma das principais investigadas na operação ‘Truque de Mestre’, que desmantelou um esquema de jogos de azar pela internet conhecido como ‘Jogo do Tigrinho’. O mandado de prisão foi expedido pela 1ª Vara de Inquéritos Policiais de Belém, Pará,” informou.
Ainda segundo a polícia, Berbary foi encaminhada à Divisão de Controle e Custódia de Preso (DCCP), “após as formalidades de praxe, onde permanecerá à disposição da Justiça”. Uma amiga da influenciadora estava presente no local da prisão e recebeu os pertences pessoais da investigada.
No dia 17 de novembro de 2023, Rayssa Berbary realizou uma festa luxuosa com o tema “Welcome, uma noite em Vegas”. “Meu primeiro lançamento e o coração tá cheio de gratidão! Marca aqui blog paraense de slots que não pode faltar nessa noite tão especial!”, escreveu a influenciadora na publicação.
A PC-DF não disse quando a “embaixadora” será transferida para o Pará.
Por Val-André Mutran – de Brasília