Inscrições para Buffalo’s Gourmet abrem em 1º de julho

Maior festival gastronômico de Parauapebas é apresentado pelo Ministério da Cultura (Minc) e pelo Instituto Cultural Vale. Totalmente gratuito, evento chega este ano com a missão de promover maior inclusão social.

Continua depois da publicidade

Chefes de cozinha, sejam profissionais ou amadores, podem começar a se preparar, pensando em receitas deliciosas à base de carne, queijo e outros derivados de leite de búfala, para competir no V Festival Buffalo’s Gourmet – Sabores da Amazônia, que ocorrerá de 13 a 18 de agosto, na Praça de Esportes Radicais Wellison Farias de Azevedo, numa promoção da Associação Búfalos de Ferro (ABF).

As inscrições estarão abertas de 1º a 31 de julho e devem ser feitas pelo site buffalosgourmet.com.br ou pelo Instagram tanto do Buffalo’s Gourmet quanto da Queijaria Cosa Nostra. A quinta edição do festival é uma iniciativa da ABF e da Queijaria Cosa Nostra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale (ICV), via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura de Parauapebas e da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Na última edição, em 2023, chefes de nove municípios competiram pelo prêmio de R$ 20 mil, dividido entre profissionais e amadores. “Estamos trabalhando para manter ou aumentar esse valor, pois motiva os chefs a participarem dessa competição deliciosa e única, já que somos os únicos no Brasil a promover carne de búfalo e queijo bubalino em um festival gastronômico. Qual outra cidade faz isso? Parauapebas inova com esse evento”, destaca Pedro de Oliveira, membro da diretoria da ABF, fundador e curador do projeto.

Como em todos os anos, o festival oferecerá oficinas de culinária nos três primeiros dias do evento. E há indicações de novidades, inclusive para pessoas com deficiência. “Nesta edição, estamos focados em melhorar a inclusão social, com maior participação das pessoas com deficiência, garantindo acessibilidade para todos”, diz André Grijó, diretor de Relações Públicas da ABF e coordenador de produção do projeto.

Além das iniciativas de inclusão anteriores – tradução em Libras e a garantia de acessibilidade -, está decidido que a área em frente ao palco, onde ocorrerão as apresentações musicais, será reservada para Pessoas com Deficiência (PcD).

Reconhecimento importante

No dia 4 deste mês, a Câmara Municipal de Parauapebas aprovou, por unanimidade, o Buffalo’s Gourmet e o Rock in Roça como “Patrimônio Imaterial e Cultural de Parauapebas”, o que animou os produtores do evento, pois representa o reconhecimento da importância de ambos os festivais para o município.

Como ressalta Pedro de Oliveira, são eventos que promovem não apenas a cultura, arte e culinária locais, mas também o turismo em Parauapebas. “Não podemos ficar parados enquanto a história avança. Precisamos pensar no futuro do nosso município, e acreditamos que o turismo ecológico – o ecoturismo – é o melhor caminho. Nesse contexto, festivais como o Buffalo’s Gourmet e o Rock in Roça só contribuem”, enfatiza Pedro.

Este ano, pela primeira vez, o Buffalo’s Gourmet conta com o apoio da Lei Rouanet, do Minc, assim como do Instituto Cultural Vale, o que representa um passo importante para a realização do festival gastronômico, cujo objetivo é elevar o nome de Parauapebas não só no Pará, mas em todo o País.

“Estamos fazendo avanços importantes para concretizar nosso festival de gastronomia, que visa destacar Parauapebas não apenas no Pará, mas em todo o país. Temos disposição de sobra e muito trabalho pela frente”, garante Pedro de Oliveira.

O Buffalo’s Goumert é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, apoio da Prefeitura de Parauapebas e da Secretaria de Estado de Cultura e realização do Ministério da Cultura, governo federal – União e Reconstrução – e Associação Búfalos de Ferro.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.

Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 Estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do País. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale:institutoculturalvale.org.

SERVIÇO

As inscrições para o Festival Buffalo’s Gourmet são gratuitas e devem ser feitas entre os dias 1º e 31 de julho pelo site buffalosgourmet.com.br ou pelo Instagram tanto do Buffalo’s Gourmet quanto da Queijaria Cosa Nostra. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo whatsApp (94) 99146-5666.

(Texto: Hanny Amoras -Jornalista – MTb 1.296)