Para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o início do ano é decisivo. Por isso, é importante ficar atento aos muitos prazos essa semana: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).
Quem quer aproveitar as notas da edição 2024 para conseguir uma vaga em instituições públicas de ensino superior por meio do Sisu, tem até essa terça-feira (21) para se inscrever e concorrer. A primeira nota de corte parcial do processo seletivo foi divulgada no último sábado (18).
Em 2025, estão sendo oferecidas mais de 261 mil vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. Mais de 68 mil são destinadas àqueles que querem ingressar em licenciaturas, público-alvo do Pé-de-Meia Licenciaturas, programa do governo federal que pagará R$ 1.050 mensais aos estudantes que preencherem os requisitos, durante o período regular do curso. Os estados com mais vagas são Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Paraíba.
A inscrição para o Sisu é gratuita e deve ser feita pelo Portal Único do Acesso ao Ensino Superior. O candidato deve ter ensino médio completo, ter participado da edição de 2024 do Enem e não ter zerado a redação. A prova é a principal via de acesso às universidades públicas, como a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
Os candidatos podem consultar suas notas acessando a página do participante, com seu CPF. Na plataforma, é possível escolher até duas opções de curso e modalidade de concorrência, sendo possível alterar essas escolhas durante o período de inscrições, que se encerra hoje.
Vagas na Unifesspa
Para a edição de 2025, a Unifesspa oferece 1.360 vagas em diversos cursos de graduação nos campi de Marabá, Rondon do Pará, São Félix do Xingu, Santana do Araguaia e Xinguara. A seleção será realizada com base nas notas do Enem 2024, aplicando-se uma média ponderada conforme os pesos definidos para cada curso. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, de acordo com a nota final, respeitando o limite de vagas disponíveis.
Políticas de ações afirmativas
A Unifesspa adota políticas de ações afirmativas destinadas a candidatos que atendem aos critérios das cotas estabelecidos pela Lei nº 12.711/2012. As cotas incluem: estudantes de escolas públicas; candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas; pessoas com deficiência (PcD). Critérios de renda familiar também podem ser aplicados, dependendo da cota escolhida. Além disso, das vagas destinadas à ampla concorrência, cada curso de graduação reservará duas vagas exclusivas para PcDs.
Habilitação dos classificados
A habilitação institucional dos candidatos selecionados nas chamadas do SiSU 2025 ocorrerá em datas e horários que serão divulgados no site do Centro de Registro e Controle Acadêmico (CRCA) da Unifesspa. Os convocados deverão apresentar os seguintes documentos: histórico escolar do ensino médio; certificado de conclusão do ensino médio; documentos de identificação pessoal.
Aqueles que se inscreverem em modalidades de cotas, deverão apresentar documentação adicional que comprove sua condição, como autodeclaração e documentos específicos, quando necessário, para comprovação de deficiência ou autodeclaração étnica.
Cronograma previsto do Sisu 2025 na Unifesspa
Candidatos
- 17 a 21 de janeiro – período de inscrições
- 26 de janeiro – resultado chamada regular
- 27 de janeiro a 4 de fevereiro – período de ocupação da chamada regular
- 26 a 31 de janeiro – manifestação de interesse na lista de espera
MEC
- 11 de fevereiro – convocação da lista de espera
CRCA
- 11 a 17 de fevereiro – manifestação em lista de espera da Unifesspa
- 18 a 21 de fevereiro – segunda chamada