A Câmara instalou nesta quarta-feira a comissão parlamentar de inquérito que vai investigar o desaparecimento de crianças e adolescentes no Brasil. O objetivo é identificar as causas e os responsáveis pelo sumiço de menores no período entre 2005 e 2007.
Eleita para a presidência da comissão, a deputada Bel Mesquita (PMDB-PA), que vem assumindo sempre um papel de destaque nas comissões que participa, lembra que no Brasil, cerca de 50 mil crianças e adolescentes desaparecem de casa todos os anos. Desse número, segundo a deputada, 40% retornam ao lar, mas o restante, algo em torno de cinco mil jovens, continua desaparecido.
O pedido de criação da CPI partiu da deputada Andréia Zito (PSDB-RJ), escolhida para a relatoria das investigações. De acordo com a deputada, o crime organizado para o tráfico de menores é a principal causa do sumiço de crianças e adolescentes, além dos maus-tratos familiares.
A agenda de trabalhos da CPI será definida a partir da próxima semana, quando será realizada a primeira sessão e escolhidos os demais integrantes da Mesa Diretora da Comissão.
A CPI das crianças desaparecidas será uma grande oportunidade para que os deputados, após as investigações, definam uma política ampla de investida do poder público contra o desaparecimento de menores.