Intervenção da Polícia Militar em um ponto de droga, na Rua B, no Bairro Cidade Nova, em Parauapebas, resultou na morte do indivíduo Márcio Rodrigues Ferreira, que recebeu os agentes da lei a bala. Os PMs responderam à altura e o agressor levou a pior. O confronto se deu por volta das 17h47, após a prisão de Orlando dos Santos e Josivan Oliveira Leite, ambos flagrados com drogas.
A busca pelos traficantes começou por volta das 15h10, quando a guarnição fazia rondas pelo Bairro Rio Verde, quando, na Rua 7 de Setembro próximo da Avenida K, viu um indivíduo jogar um pequeno pacote no chão, assim que percebeu a presença da polícia.
Abordado, o sujeito foi identificado como Josivan de Oliveira Leite. Resgatado o pequeno pacote, os policiais encontraram dentro dele três trouxinhas de crack. Indagado se portava mais do entorpecente, ele retirou ou capacete onde estavam escondidas mais quatro trouxinhas da mesma substância. No bolso dele havia R$ 440,00.
Interrogado sobre se comercializa entorpecentes, ele negou, disse que havia comprado para consumo próprio, mas diante da desconfiança dos PMs, de que ele mentia, Josivan Leite acabou confessando que, na casa dele, na Rua Olavo Bilac, no Bairro Caetanópolis, guardava mais crack. No endereço, os policiais encontraram mais 24 trouxinhas e uma porção com pequenos pedaços de crack, que, ao todo pesaram 31 gramas, mais R$ 868,00.
Indagado sobre o fornecedor, Josivan disse que se tratava do indivíduo conhecido como Piu e que este o estava esperando, em frente a um salão de beleza situado na Rua Rui Barbosa, no Bairro Guanabara, haja vista que havia feito mais uma encomenda de quatro trouxas de crack. A informação estava correta e no local indicado foi preso em flagrante o indivíduo Orlando dos Santos que, de fato portava a encomenda.
Indagado sobre onde guardava a droga, Orlando informou seu endereço, na Rua B do Bairro Cidade Nova, para onde se deslocaram os policiais militares. Porém, ao entrarem na casa, por pouco não são baleados pelo indivíduo Márcio Rodrigues Ferreira, que estava armado de revólver e disparou contra a guarnição. Os PMs reagiram e balearam o agressor, que morreu.
No local foi encontrada uma balança de precisão, 25 trouxinhas de maconha, pesando no total 62 gramas; 12 trouxinhas de crack, pesando ao todo, 48 gramas; uma trouxa de cocaína pesando 28 gramas; uma porção de crack pesando 37 gramas e mais um pacote de crack esfarelado, pesando 375 gramas.
Foi apreendida ainda a arma usada para atentar contra os PMs, um revólver calibre 38, com numeração raspada, três munições intactas e uma deflagrada.
(Caetano Silva)