Suposta ameaça de chacina em escola deixa população de Itupiranga apavorada. A Rádio Comunitária “Sociedade FM” divulgou carta com preocupação de pais que temem se repita por lá a chacina em escola do bairro do Realengo, no Rio de Janeiro, que vitimou 12 crianças.
Com informações do Jornal Correio do Tocantins
Desde o início da semana a população do município de Itupiranga, a 55 km de Marabá, anda assustada. O motivo foi o conteúdo de uma carta lida durante a programação da rádio Comunitária “Sociedade FM de Itupiranga”. O documento, assinado por seis pais de alunos, relata que um elemento conhecido naquela cidade pela prática de assaltos e arrombamentos, ameaça invadir uma escola do local para tirar a vida de estudantes e professores, repetindo a chacina ocorrida no Rio de Janeiro no dia 11 passado.
O assunto chamou a tenção das autoridades de Itupiranga. Para o delegado Sergio Máximo dos Santos, o autor da ameaça pode ser um presidiário que está em liberdade condicional conhecido por Elton Nascimento Santos, de 22 anos. O delegado diz não haver ordem judicial contra Elton, todavia, a polícia vem acompanhando os passos do jovem, que possui uma extensa lista de crimes.
Após a divulgação da carta muitos alunos não estão frequentando as escolas, fato que vem gerando preocupação entre os profissionais da Educação no município.
Na última terça-feira (12) aconteceu uma reunião no Fórum de Itupiranga com a presença do juiz da Comarca, Dr. Marcelo Andrei Simão Santos, do prefeito de Itupiranga, Benjamim Tasca, vereadores, secretário de educação e vários diretores de escolas. Segundo o magistrado Elton não pode ser preso sem que haja elementos que possam justificar o pedido de prisão.
Elton não foi encontrado na cidade para se defender das suspeitas, mas o pai dele, conhecido por Carlito Bacanagem, disse que o filho pode ser ladrão, mas não ao ponto de atacar crianças indefesas. Ele nega que Elton esteja premeditando esse tipo de crime.
Nota do Blogger: só o fato do ex-presidiário não ser encontrado quando usufrui do direito de liberdade condicional, já é um motivo para seu retorno à prisão. Quando lhe foi concedido a liberdade a justiça deve ter-lhe comunicado que o mesmo teria algumas condições obrigatórias a serem cumpridas durante o benefício da liberdade condicional (art. 132, §1o, LEP). Aqui alguns deles: a. obter ocupação lícita, em tempo razoável, se for apto para o trabalho; b. comunicar ao juiz periodicamente a sua ocupação; c. não mudar de comarca sem autorização judicial. Existem ainda algumas condições de imposição facultativa, que ficam a cargo do juiz e, dentre elas, a LEP enumera as seguintes: d. não mudar de residência sem comunicar ao juiz e às autoridades incumbidas da observação e proteção cautelar; e. recolher-se à habitação em hora fixada; f. não freqüentar determinados lugares.
A acusação feita pelos moradores de Itupiranga, pais notadamente preocupados com a segurança de seus filhos, é séria e merece uma atenção especial das autoridades não só de Itupiranga, mas do governo do Estado. Creio ser mais barato e eficaz investigar a veracidade dos fatos e punir culpados, se houver, do que chorar a morte de inocentes provocadas pela ignorância de um lunático.
3 comentários em “Itupiranga: ameaça de chacina como a acontecida em Realengo-RJ afasta crianças das escolas do município”
tenho minhas duvidas quanto a competência de qual quer autoridade daquele municipio, la os crimes acontecem e nada é feito para evitar o priximo ( olha itupiranga esta jogado as treças), como filho de lar, tenho a opinião que temos que mudar tudo em especial o gestor
TEMOS QUE FICAR DE OLHOS BEM ABERTOS DIANTE DE TAL SITUAÇÃO. COMO PROFESSORA E MÃE, ESTOU PREOCUPADA COM A SEGURANÇA DAS NOSSAS CRIANÇAS. QUE DEUS PROTEJA TODAS ELAS.
Sou amigo pessoal do Dr. Marcelo Andrei e sei da sua competência como Juiz, sendo referencia em todo Estado. Sei também que Ele ajudará no que for possível para a resolução desse problema.