“Filet de tartaruga ao queijo de búfala”. Deu água na boca? E, que tal, “Pizza à Moda Açaizal”? E “Carneiro de Ouro”? Esses e outros pratos poderão ser encontrados e, melhor ainda, degustados no IV Buffalo’s Gourmet – Sabores da Amazônia, que será realizado entre os dias 21 e 26 deste mês, na Praça dos Esportes Radicais Wellison Farias de Azevedo, em Parauapebas. Sempre a partir das 18 horas.
Essas delícias serão preparadas ao vivo na Cozinha Show do evento por chefs renomados não apenas de Parauapebas, mas de Belém, do Marajó e de Marabá. Enquanto isso, em outra cozinha bem equipada, chefs profissionais e amadores de Parauapebas e de mais oito municípios irão usar principalmente criatividade na elaboração de pratos que façam suspirar os júris responsáveis em premiar os melhores sabores.
A premiação de quase R$ 20 mil será disputada por chefs de Canaã dos Carajás, Marabá, Itupiranga, Jacundá, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, Marajó, Belém e, é claro, de Parauapebas. No desafio gastronômico, a chef Simone Mendes, dona do Rancho Mineiro Park e que foi a grande campeã da terceira edição do Buffalo’s Gourmet, com o prato “coração de cupu, sabor de açaí, sangue de bacaba”.
Só o nome já atiçava a curiosidade dos chefs e do público, tanto que Simone venceu em duas categorias: profissional e popular. “Pra mim, foi algo muito especial”, diz ela, que comemorou muito a vitória depois de ter ficado em segundo lugar, categoria profissional, no II Buffalo’s Gourmet. E que os concorrentes se preparem porque a chef voltará a competir agora em novembro.
Simone Mendes elogia as oficinas oferecidas aos participantes do concurso antes do início da disputa. E como todo amante da cozinha rende-se ao Buffalo’s Gourmet como de “extrema importância” para a divulgação e valorização da gastronomia amazônica.
Atrações musicais
Carimbó, rock, MPB e Música Popular Paraense. O cardápio musical do IV Buffalo’s Gourmet é outro grande diferencial do evento. No palco, de 23 a 26 de novembro, Vênus e Banda, Jairo Ueno, Raízes Parauara, Dona Lica, Amarelo Creme, Angélica Nunes, Alex Santti e Nilson Chaves, que fechará o festival com chave de ouro no dia 26 de novembro.
“Eu me sinto grato e honrado em fazer parte do grupo de artistas musicais que vão abrilhantar esse evento maravilhoso”, diz o cantor, compositor e produtor cultural Jairo Ueno, nascido em Castanhal e que há 18 anos reside em Parauapebas, onde há 15 começou a trilhar a estrada musical.
Jairo é idealizador de projetos como Música Alimenta, Festival Som de Garagem, Canta Raul, Rock in Parauapebas e Tributo a Ivan Cardoso. E destaca a relevância do Buffalo’s Gourmet para a construção da identidade cultural do município e região.
“O Buffalo’s Gourmet é um evento de extrema importância para o cenário cultural, movimentando vários segmentos, mas focando na cultura da gastronomia, que é importante para construção da nossa identidade cultural. Não há cultura e nem turismo se não tivermos a gastronomia ligada ao local”, aponta o músico, que vai dividir o palco no dia 23 de novembro com Vênus e Banda.
Apoio municipal
Realizado com apoio da Prefeitura de Parauapebas, o IV Buffalo’s Gourmet contará com um estande da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur). O adjunto da pasta, Marcos Alexandre dos Santos, ressalta que apesar de o evento ser realizado por duas entidades privadas – Associação Búfalos de Ferro e Queijaria Cosanostra – o governo municipal não poderia se furtar a apoiá-lo.
E há bons motivos para isso: o festival gastronômico tem atraído pessoas de outros municípios e despertado atenção de chefs de cozinha de outros Estados e contribuído para divulgar os potenciais turísticos de Parauapebas e região por todo o Brasil, levando-se ainda em consideração o fato de que a Rota dos Búfalos faz parte hoje do trade turístico do município.
“Nós, como entidade pública e como secretaria que promove ações turísticas, estamos sempre ali incentivando, apoiando para que um evento hoje considerado de pequeno e médio portes possa, no futuro, se tornar de grande porte. Então, é função nossa”, diz Marcos Alexandre.
E de tão interessante que tem se mostrado o festival gastronômico que a Prefeitura de Parauapebas decidiu lançar em julho de 2024 o seu próprio evento, aberto para todos os tipos de gastronomia. “A ideia no mês de julho é justamente atrair aquelas pessoas que não viajam pra fora do município e consequentemente atrair turistas de outros municípios”, adianta o adjunto da Semtur, para observar que Belém é hoje considerada a capital mundial da culinária pelo exotismo dos seus sabores, e que Parauapebas pode tomar isso como referência na criação do seu próprio festival gastronômico.
Boas expectativas
Apesar de o Pará ser maior produtor de búfalos do Brasil, com mais de 750 mil cabeças, nenhum município, inclusive a capital, Belém, tomou iniciativa de realizar um festival gastronômico para mostrar o valor e as vantagens da carne bubalina e seus derivados para a culinária, consequentemente para a economia, o turismo e a cultura paraense.
Foi aí que o empresário e produtor cultural Pedro de Oliveira entrou em cena em 2020, com a realização do I Buffalo’s Gourmet, colocando Parauapebas como precursora desse tipo de evento, cuja tendência é avançar as fronteiras do Pará e atrair cada vez mais os profissionais e amadores da gastronomia.
“Nós trabalhamos muito para o sucesso do Buffalo’s Gourmet, para que o evento tenha vida longa, entrando no calendário estadual de eventos gastronômicos do Pará. Afinal, é um festival que traz turistas para a cidade, gera emprego e renda e que pode consolidar Parauapebas – hoje a capital paraense do rock – com um dos maiores festivais gastronômicos não só do Estado, mas quem sabe do Norte do Brasil”, sublinha Pedro de Oliveira.
Serviço: IV Buffalo’s Gourmet será realizado entre os dias 21 e 26 de novembro, a partir das 18 horas, na Praça de Esportes Radicais. Apresentações musicais começarão dia 23. Haverá espaço kids para as crianças, tradução em Libras e estandes de exposições.