IV FEMPA: programação e classificados

Continua depois da publicidade

Entre os dias 16, 17 e 18 de setembro, na Praça de Eventos, a Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) orgulhosamente apresenta o IV Festival de Música de Parauapebas (FEMPA) – o maior festival de música do Sudeste do Pará.

O Fempa teve início em 2007, quando contou com a participação de músicos regionais. Mas, então já dava indicativos de sua grandeza, pois naquela primeira edição teve em seu encerramento a participação de Zé Geraldo, um dos mais importantes compositores da MPB. Rafael Oliveira foi vencedor dessa primeira edição.

Em 2008, na segunda edição, o Fempa repetiu a fórmula regional e teve como grande vencedora a artista radicada em Parauapebas Luci Fabrys. No encerramento, o II Fempa contou com a participação do renomado artista Paulo Diniz.

Na terceira edição, o Fempa ampliou-se para músicos de todo o país: a competitividade e o nível de exigência do público e dos jurados tornaram-se ainda maiores. Naquela edição, o vencedor foi o músico mato-grossense Paulo Monarco e apresentou uma grande atração por noite: Markos Monteiro, Lucinha Bastos e Nilson Chaves e Chico César confirmaram o sucessor do festival.

Agora, o Fempa chega a sua quarta edição; e já se firmou como o mais importante do interior do Pará. Neste ano, foram inscritas mais de 80 músicas, com representantes dos mais diversos estados brasileiros. Além disso, o festival contará com atrações de renome nacional:

  • na quinta, 16 de setembro, na abertura, LIA SOPHIA: com pegada marcante ao violão, traz uma proposta nova e pouco vista na cena musical paraense. Por isso, vem recebendo uma excelente recepção do público e da crítica, o que contribuiu para firmá-la como um dos grandes nomes da música popular paraense; seu novo CD “Amor, Amor”, uma releitura de clássicos do brega paraense dos anos 80, mereceu elogios do crítico e compositor Nelson Motta.
  • na sexta, 17 de setembro, PATRICIA BASTOS: esta artista amapaense vem se firmando como uma das mais notáveis e versáteis interpretes da nova geração da MPB. Vencedora de vários festivais pelo país, tem sido constantemente convidada para participar de shows ao lado de expoentes de nossa música, como Lô Borges, Boca Livre e Nilson Chaves, entre outros.
  • no sábado, 18 de setembro, no encerramento, CASUARINA: grupo musical de samba e choro criado no Rio de Janeiro, em 2001, estes “cabras” são “bons de bola” e estão entre os melhores grupos de samba da nova geração, tanto em suas composições como em suas interpretações. Sua proposta de releitura do samba dos morros cariocas vem tendo receptividade de público e crítica. Recentemente, recebeu o título de Melhor Grupo de Samba do Ano no TIM Prêmio de Música Brasileira.

    Este ano, foram mais de 60 (sessenta) músicos, cantores e compositores inscritos, com mais de 80 músicas. Sendo 36 inscritos de Parauapebas e os demais de outros Estados e Municípios. Teremos neste festival, representantes de sete cidades, além dos representantes de Parauapebas. Confira a lista dos classificados:

INTÉRPRETE

MÚSICA

COMPOSITORES

ORIGEM

ANGELICA NUNES

POEIRA

ANGELICA NUNES

PARAUAPEBAS

BETO DE MAYO

HISTORIA DE PESCADOR

BETO DE MAYO

PARAUAPEBAS

DEL

TINTA NO PAIS

JOSÉ IDELFONSO DE ALENCAR

PARAUAPEBAS

EZEQUIEL PAIXÃO

BEIJAR ESTRELAS

CHARLES TROCATE

PARAUAPEBAS

FERNANDO GUIMARÃES

SEU EU

FERNANDO GUIMARÃES FEREIRA

PARAUAPEBAS

GRUPO H2E

SOM DOS CORAÇÕES

GRUPO H2E

PARAUAPEBAS

JHON WELLYGTON

VERSOS E TOM

RAFAEL GANGÁ

PARAUAPEBAS

JOSÉ AIRTON

CIDADE QUE TEM

JOSÉ AIRTON

PARAUAPEBAS

MAYARA FARIA

SEU

MAYARA FARIA

PARAUAPEBAS

RENATO CALIL

VELHO AMIGO

RENATO CALIL

PARAUAPEBAS

ROGÉRIO REIS

DILEMA

ROGÉRIO REIS

PARAUAPEBAS

WILLIAN BARROS

OS DIAS QUE AINDA VIRÃO

WILLIAN BARROS

PARAUAPEBAS

 

ADRIANO PEREIRA

SAGA

ADRIANO PEREIRA

BELÉM -PA

ALBA MARIA

VORAZ

EDUARDO OSCARINO M. NEVES

BELÉM-PA

ALFREDO REIS

QUANDO O VERSO NOS VERSA

ALFREDO REIS

BELÉM – PA

CHERMONT JÚNIOR

MINHA ALDEIA

CHERMONT JÚNIOR

MACAPÁ – AP

DILEAN MONTEIRO PEREIRA

RINHA

DILEAN MONTEIRO PEREIRA

MACAPÁ – AP

IVÂNIA DO N. CATARINO

QUINTESSÊNCIAS

CARLOS ALBERTO GOMES

BELO HORIZONTE-MG

JOSÉ RIBAMAR ALVES DA COSTA

LUA CHEIA

JOSÉ RIBAMAR ALVES DA COSTA

MARABÁ – PA

JOSÉ ROBERTO CORRÊA RIBEIRO

UM RIO NO TEMPO

JOSÉ ROBERTO CORRÊA RIBEIRO

BELO HORIZONTE -MG

OS MAIAS

ILHA DO AMOR

GEOVANE BELO

CASTANHAL – PA

PAULO MONARCO

LATAS DE TINTA

PAULO MONARCO

CUIABÁ-MT

ROSIMERI COSTA SILVA

NÃO QUERO FALAR INGLÊS

NEUCÍ DA CUNHA GONÇALVES

RIO DE JANEIRO-RJ

SERGIO JOÃO DE ARAÚJO SALES

A FÉ

SERGIO JOÃO DE ARAÚJO SALES

MACAPÁ – AP

O IV FEMPA será um grande sucesso! Contamos com sua participação! Cultura faz bem

Texto: Leônidas Mendes – SECULT

[ad code=2 align=center]

6 comentários em “IV FEMPA: programação e classificados

  1. Maria Oliveira Responder

    Caro secretário nunca duvidei da seriedade do festival. Mas isso tb não me impede de ficar chateada. Certo!
    Qto a capacidade do Paulo, posso afirmar que ele é mto bom, o tanto qto nossos intérpretes. Mas sei que o prêmio Prata da Casa só foi criado devido a frustação de muitas pessoas em relação ao Paulo Monarco ter papado 2 ou 3 prêmios salve não me engane, no último festival. E temos que concordar que isso deixa sim insatisfação nas pessoas.
    Parabéns pela iniciativa da secretaria que está sob sua direção teve em oferecer um prêmio especialmente para a nossa gente.
    “”O homem nunca pode perder a capacidade de indignar-se””
    Obrigada. Ah, e já tenho meu candidato. Ezequiel Paixão.

  2. claudio feitosa Responder

    Ora, minha cara Maria Oliveira, Paulo Monarco está concorrendo com outros 23 músicos, desses, 12 são da nossa cidade. Neste contexto tudo pode acontecer, menos que um candidato seja previamente preterido.
    Independente do resultado, o nosso Fempa tem tudo para se transformar em um grande festival nacional, o que é bom para todo mundo, certo?

    aproveito para convidar a todos para que possamos garantir o sucesso do IV Fempa.

    Até lá,

    Cláudio Feitosa
    secretário municipal de Cultura

  3. Angélica Responder

    O FEMPA mais uma vez vai ser show…. Estive no FECAM em Marabá ano passado, e posso dizer com toda certeza que nós estamos de Parabéns! Aqui tem calor humano….. E a galera que está vindo é muito boa!

    Não deixem de participar… E torçam por mim! Se Deus quiser este ano teremos ganhadores daqui também!!

Deixe seu comentário

Posts relacionados