O governo do Estado do Tocantins através da Secretaria da Cultura/ Fundação Cultural disponibiliza os editais de Incentivo à Cultura 2011 para o uso do Fundo Estadual de Cultura no valor de R$ 7.341.500,00 (sete milhões trezentos e quarenta e um mil e quinhentos reais) que visam atender diversas áreas artísticas do Estado. Serão 340 projetos beneficiados, distribuídos em 26 editais, promovendo a distribuição de recurso público voltado à cultura, de forma democrática e descentralizada.
Para avaliação de tais projetos foi criada uma Comissão de Avaliação e Seleção formada por pessoas das mais diversas áreas culturais do Brasil, sendo que um deles é Ivan Oliveira, realizador audiovisual, cineclubista e produtor cultural de Parauapebas, sendo o único do norte a fazer parte desta comissão. A indicação de Ivan Oliveira foi dada pela coordenação do Cine Mais Cultura, programa de difusão e criação de salas de cinema do Ministério da Cultura.
Em 2010, Ivan Oliveira foi monitor do Cine Mais Cultura, coordenando a implantação de 21 cineclubes nos estados do Pará, Acre, Roraima e Tocantins. Em Parauapebas, coordena o Labirinto Cinema Clube, coletivo audiovisual que entre outras coisas realiza o CurtaCarajás – Festival de Cinema de Parauapebas em parceria com a Secretaria de Cultura.
Os projetos que a Comissão de Avaliação e Seleção irá julgar, do qual Ivan Oliveira faz parte, são:
– Prêmio Job Carvalho 2011, de apoio a produção de festivais estaduais;
– Prêmio Argemiro Pereira Assunção 2011, de apoio a produção de eventos culturais;
– Prêmio Humberto Pedrancini 2011, de apoio e capacitação artística e técnica;
– Prêmio Secult 2011, de apoio ao associativismo e cooperativismo;
“Pra mim está sendo muito legal poder participar desta comissão, e, ter sido indicado pelo Cine+Cultura/MinC, só nos faz crer que de alguma forma nosso trabalho está sendo bem feito e tem repercutido positivamente em outras esferas. Acho que isso só vem somar àquilo que venho buscando sempre, fazer cultura, produzir cultura e fomentar cultura, tudo isso de uma forma viável, profissional e de resultados. Parauapebas é uma cidade dinâmica, a produção cultural do município tende a seguir esse dinamismo, com investimentos certos as coisas deslancham”, disse Ivan Oliveira.
Sobre os editais de Cultura: http://cultura.to.gov.br/conteudo.php?id=185
9 comentários em “Ivan Oliveira: promovendo e exportando cultura”
Valeu pessoal,
Abraços a todos, em especial ao Labirinto Cinema Clube, seus militantes, colaboradores e público.
Vamos que vamos.
Força Sempre!
Parabéns ao camarada Ivan!
Parabéns meu querido irmão! Ficamos felizes em saber que o seu trabalho, compromisso e dedicação à cultura estejam sendo reconhecidos. Um grande abraço!
Parabéns, meu camarada Ivan!
Aliás, parabéns à Secretaria de Cultura do Tocantins por ter selecionado para a comissão de avaliação uma pessoa tão comprometida com a militância cultural como o Ivan.
Como ele mesmo diz: Força sempre!
Parabéns meu querido irmão! Ficamos muito felizes em saber que seu compromisso e dedicação a cultura estejam sendo reconhecidos. Um grande abraço!
Considerando que a cultura e a arte cinematográfica são “mercadorias” de difícil aceitação popular é, realmente, um mérito destacado a alguém que se dedica a essa área do conhecimento. O artista é um personagem que está sempre a frente de seu tempo. Parabéns!
Parabéns Ivan ! que haja cada vez mais motivação e energia positiva para a evolução e a consolidação de boas idéias.
Lembrando sempre que a união das mentes é sempre a melhor alternativa.
“nós, sozinhos, somos tão forte quanto o nosso elo mais fraco”
Grande abraço meu camarada !
Parabéns Ivan, o cinema brasileiro agradece e a gente enquanto público também, ninguem lhe tira esse mérito. avante!
Parabéns ivan, construindo seus espaços e conquistando méritos!