Já é hora de se repensar o Estado de Carajás. Não será uma simples disputa entre o SIM e o NÃO.

Continua depois da publicidade

Do Blog do Eldan Nato

“Com o assunto Estado de Carajás em crescente importância, devido ao projeto estar caminhando no Congresso, e um plebiscito prestes a ser autorizado, os que não são favoráveis já começam a desqualificar os argumentos dos que são a favor, e vice-versa.

Uma provável disputa entre o SIM e o NÃO pelo Estado do Carajás será importante para a região, independente do resultado, pois julgamos que haverá uma discussão séria a respeito do velho Estado do Pará – velho modo de governar – suas funções e o seu alcance de atuação, com eficácia.

Talvez deste plebiscito, mesmo que o estado do Carajás não venha a se tornar uma realidade (mesmo sendo um sonho que não se realizaria), quem sabe o governo estadual, não entenda de uma vez por todas que o povo do sul e sudeste paraense não quer esta região como uma simples colônia, de onde se extrai minérios e energia, e apresente alternativas para que um dos estados mais ricos do Brasil seja também um dos mais desenvolvidos, humanamente falando¿

Não é má a idéia a de mudar a capital do estado. Mas algo muito grande em termo de mudança precisa ser pensado. Só assim haveria a possibilidade do povo Carajaense, que acredita na emancipação, repensar o SIM das urnas no plebiscito”.

2 comentários em “Já é hora de se repensar o Estado de Carajás. Não será uma simples disputa entre o SIM e o NÃO.

  1. anonimo Responder

    VIVA A LIBERDADE !!!!!! VIVA A DEMOCRACIA !!!!!! O Estado do Carajás é inevitável para o crescimento de uma região longe, distante, LONGE… dos olhos dos donos…..Que donos….
    O Brasil irá GANHAR e CRECER TAMBÉM GANHARÁ com a divisão. GERAÇÃO DE EMPREGO, RENDA, QUALIDADE DE VIDA PARA O POVO, OIRGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE, dDESENVOLVIMENTO , enfim….. Para o ESTADO NOVO .
    DIGO SIM……Agora que temos de repensar em algumas dívidas herdadas pelo estado do Pará isto é FATO temos que assumir a nossa PARCELA nesse montante, e é o que temos que fazer… porque corre o RISCO dessa OPORTUNIDADE PASSAR novamente. Então VOTE SIMMMMMM.

  2. Popó Costa Responder

    Caro Zé.
    sempre que volto a este assunto de criação ou não de um novo Estado gosto de primeiro informar que estive numa sentena de debates a respeito do tema e de nenhum deles eu saí convencido de qualquer coisa. não quero aqui fazer aquilo que vc já previa em seu texto, mas é inegavél que o argumento de quem defende é muito ruim e se depender dele não teremos novo Estado nunca. Bom que não dependa. Outra coisa Zé, continuo com aquela idéia de que só seremos fortes quando tivermos um número significativo de deputados e lideranças de nossa região com prestígio suficiente pra botar o piiiiiii na mesa tanto na assembléia legislativa quanto na cârama federal e dizer para ambos que aqui tem gente e que precisa de atenção e respeito. Portanto convoco mais uma vez o povo desta região a votar em candidatos daqui e não nos bonitinhos da metropolitana que só vem uma vez por ano em nossa região. Adivinha quando é isso? Por fim quero dizer aos cordenadores das comissões que desejo a todos boa sorte na luta, sinto por estas movimentações só ocorrerem em época de eleição. há, eu quero ver para quem as lideranças que defedem a criação do Estado vão fazer campanha no ano que vem. viva o povo do sul e sudeste do pará.

Deixe seu comentário

Posts relacionados