Por Francesco Costa – de Jacundá
Criado em 2005 o Festival Junino de Jacundá chegou a sua IX Edição preservando suas características e aumentando o numero de participantes.
Realizado pela Prefeitura Municipal de Jacundá e organizado pela Secult (Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Lazer), em parceria com as demais secretarias municipais e o apoio da Câmara Municipal de Vereadores, este ano o evento superou suas expectativas criando ainda o I Festival Intermunicipal de Quadrilhas Juninas, contando com a participação de grupos de vários municípios.
A abertura do evento foi na quinta-feira, 13, com apresentações da quadrilha junina da escola Teotônio Apinagé, e o grupo de carimbo Expressão do Corpo, de Marabá, do coreógrafo Eliez.
Na sexta-feira, 14, iniciou-se a parte competitiva do festival e a disputa foi entre as quadrilhas Amor Caipira, Explode Coração, Evolução Junina, Boa Esperança, Princesinha do Sertão, Bela Vista e Explosão 14 de Maio.
Entre elas, a Princesinha do Sertão, Boa Esperança, 14 de Maio e Explode Coração são veteranas e participam desde a primeira edição do festival, tendo inclusive acumulado muitos títulos.
A disputa foi acirrada e julgada por jurados das Fundações Curro Velho e Tancredo Neves, Alexandre da Conceição Rosendo, Cristiano Martins e Valmir de Souza Nascimento, que conferiu a vitória à:
1 – Princesinha do Sertão (Coordenador: Natal Ribeiro- Coreografo: Claudio Yaguara)
2 – Amor Caipira (Coordenador: Wesley Alencar – Coreografo: Roberto Campos)
3 – Boa Esperança (Coordenador: Raimundo Cego – Coreografo: Marcos Júnior).
O vencedor, Princesinha do Sertão, se tornou, com esta vitória, Penta Campeã, tendo vencido anteriormente o festival nos anos de 2008, 2009, 2011, 2012.
As vencedoras do IX Festival Junino participaram do I Festival Intermunicipal de Quadrilhas Juninas, no sábado, 15, disputando com grupos de Marabá, Nova Ipixuna, Abel Figueiredo, Itupiranga, Tailândia e Parauapebas, e teve a seguinte classificação:
1 – Amor Caipira (Jacundá)
2 – Fumaça no Rabo (Itupiranga)
3 – Sedução Junino (Marabá).
A vencedora do Intermunicipal, Amor Caipira, é estreante no festival, e veio com tudo ficando em segundo lugar no municipal e vencendo o intermunicipal ocupando bem seu espaço.
Na noite de Domingo, 16, foi feita a reapresentação das campeãs:
Amor Caipira (Jacundá) vencedora do I Festival Intermunicipal de Quadrilhas Juninas; e
Princesinha do Sertão, vencedora do IX Festival Junino.
Apresentou-se ainda a título de participação, no encerramento do evento, a Quadrilha Junina Compadre Chico Tripa, de Nova Ipixuna.
Avaliação – O evento foi qualificado pelo prefeito Dino Altoe (PT) como surpreendente. “A cada ano nos surpreendemos com o número de participantes e expectadores, e isto nos dá a responsabilidade de preparar o próximo com mais cuidado”, comentou o prefeito, mensurando ainda o ganho para o comércio local que, em sua opinião, foi aquecido por força do apoio governamental.
O vereador José Wilson (PRB), dá apoio incondicional à cultura no município e avalia o evento como o resultado do empenho dos competidores e dos componentes da Secult. “Disponho-me a apoiar toda e qualquer manifestação cultural, pois elas são o reflexo da evolução de nosso povo”, comprometeu o vereador, avaliando como grandioso a IX edição do evento.
Já o Secretário Municipal de Cultura, Antonio Cardoso de Oliveira (PRB), disse que a criação do Festival Intermunicipal veio de encontro com a necessidade de expandir o evento e fazer intercambio com os demais municípios da região, e foi proposto pelos coordenadores de quadrilhas locais. “Nosso objetivo é divulgar o município através deste evento e almejamos alcançar todos os municípios e atrair quadrilhas do maior número possível deles”, planeja. Sobre a IX Edição do Festival Junino, Cardoso diz que o sucesso foi garantido pelos seus assessores que muito contribuíram para a organização.