Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
tempo

Jacundá e Goianésia registram o maior volume de chuvas nos últimos 12 meses

Em 24 horas o volume de chuvas que atingiu os municípios de Jacundá e Goianésia do Pará, sudeste do Estado, é o maior já registrado nos últimos 12 meses.
Continua depois da publicidade

Em 24 horas o volume de chuvas que atingiu os municípios de Jacundá e Goianésia do Pará, sudeste do Estado, é o maior já registrado nos últimos 12 meses. O levantamento pluviométrico realizado pelo pecuarista Antonio Monaski Neto, morador de Jacundá, e com propriedade rural no vizinho município de Goianésia, aponta para 105 mm, equivalente a 105 litros por m².

As chuvas começaram a cair no início da madrugada de terça-feira, 6, e deram uma pausa no final da tarde. A precipitação voltou à noite. A quarta-feira amanheceu chovendo e continua até agora. Monaski tem aferido as chuvas desde o ano passado, em sua propriedade localizada a 65 quilômetros da cidade jacundaense. “É o maior registro que já tivemos. Em 24 horas choveu 105 litros por metro quadrado, equivalente a 105 mm”.

Em dado comparativo, durante todo o mês de janeiro do ano passado choveu 466 mm. No mesmo período deste ano chegou a 198 mm. “Isso em 30 dias. E, somente nos primeiros sete dias de fevereiro choveu mais que o mês de janeiro”.

Sobre o volume de chuva fora do normal em prejudicar a plantação, Monaski disse que “toda planta tem uma quantidade de água adequada, sendo assim tanto o excesso como a falta pode prejudicar a produção, o que acreditamos que essas chuvas não irão afetar o desenvolvimento do plantio”.

Sobre problemas causados pelo excesso de chuvas, a secretária de Assistência Social, Geane de Deus, afirmou que “até o momento não houve registro de famílias desabrigadas ou afetadas pelas chuvas”.

Deixe uma resposta