O juiz da 69ª Zona Eleitoral, Jun Kubota, deferiu no sábado, 24, o registro do candidato a prefeito Itonir Tavares (22), da coligação Unidos pelo Bem de Jacundá. É o terceiro registro homologado. Continua em “aguardando julgamento” o registro do prefeito e candidato à reeleição Ismael Barbosa (19).
A notícia sobre o deferimento do registro do candidato foi comemorada entre seus apoiadores, diante da demora causada por um pedido de impugnação de registro impetrado pelo partido Podemos. Segundo o magistrado, o pedido de impugnação “alega, em suma, que haveria aparente definitividade da condenação do candidato impugnado nos autos da Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa em tramitação junto à Vara Única da comarca de Jacundá”.
O juiz Jun Kubota julgou improcedente a denúncia feita pelo Podemos e decidiu: “Não havendo nenhuma decisão judicial transitada em julgado, nem proferida por órgão judicial colegiado, inexiste condição de inelegibilidade em face do mesmo”.
Ao descartar o pedido de impugnação, o juiz eleitoral decidiu sobre o registro do candidato: “Estando as condições de elegibilidade preenchidas e não havendo informação de causa de inelegibilidade, conforme Informação do Candidato que anexo, defiro o pedido de registro de
candidatura de Itonir Aparecido Tavares, para concorrer ao cargo de orefeito”.
“A Justiça prevaleceu”, comemorou o candidato que foi recepcionado pelos seus apoiadores no início da noite de domingo, 25.
Dos quatro candidatos com pedido de registro, três estão deferidos. É, aguardando o deferimento, está o do prefeito Ismael Barbosa, candidato à reeleição pelo Podemos.
(Antonio Barroso)