A cada ano os Jogos dos Institutos Federais (JIFs) se consolidam como uma das principais competições do esporte escolar no país. Este ano, a etapa estadual foi realizada em Marabá, sudeste do Pará. O clima de animação tomou conta do local desde o início na solenidade de abertura dos JIFs. A caravana de Conceição do Araguaia levou 30 atletas que fizeram muito bonito nas competições, que aconteceram na última semana.
O auge da solenidade de abertura aconteceu com os tradicionais momentos protocolares de qualquer evento esportivo: a condução da pira olímpica, o acendimento da tocha e a entrada dos atletas com as bandeiras dos seus municípios. Logo depois, com o juramento dos atletas e, por fim, com a execução do Hino Nacional Brasileiro.
O professor Cláudio Alex da Rocha, reitor do Instituto Federal do Pará, deu as boas-vindas aos atletas visitantes. Em seguida, reafirmou a prática esportiva estudantil como ferramenta de formação dos atletas.
Os alunos foram acompanhados pelos servidores Michele Rocha (coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – Napne), Orlando Albuquerque (coordenador de Extensão), Fausto Costa (treinador) e a professora de Educação Física e coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação Adrieny Bernardo.
O diretor geral do Campus, professor Vítor Barbosa também acompanhou os atletas até Marabá e destacou que os alunos vão mostrar que o esporte verdadeiramente faz a integração de todos. “Primeiramente, foi uma alegria vê-los participando desses jogos e estamos muito felizes com os resultados, porque sabemos de toda a preparação que eles tiveram para chegar até aqui. Também deixo registrado os meus votos de parabéns, já que fizeram bonito tanto nos jogos individuais quanto coletivos; fomos os grandes vencedores desses JIFs, e nos alegramos pois os jogos fazem parte da formação integral de nossos estudantes”, declarou o diretor.
A primeira participação de um paratleta nos Jogos dos Institutos Federais também foi de um aluno da delegação de Conceição do Araguaia – do curso técnico em Agropecuária – Rodrigo Luciano, que foi o vice-campeão (prata) nos 400m da natação e bronze na categoria masculino revezamento 4×50.
Confira o balanço da delegação de Conceição nos JIFs
Vôlei de praia masculino – ouro (Júlio Souza e Keven Gomes);
Tênis de mesa masculino – prata (Gean);
Tênis de mesa feminino – ouro, prata e bronze (Gabrielly Lima, Rayssa Sousa e Ruth Maria);
Tênis de mesa masculino dupla – ouro (Escobar e João Marcelo);
Tênis de mesa feminino dupla – Ouro (Gabrielly Lima e Rayssa Sousa);
Atletismo revezamento 4×100 masculino – prata (João Victor Oliveira, Vinícius Santos, Dhalessandro, Cauã Thierry);
Atletismo revezamento 4×100 feminino – ouro (Helenira, Rayssa Sousa, Gabrielly Lima e Maria Eduarda Souza);
Atletismo 100m masculino – ouro (João Victor Oliveira);
Atletismo 100m feminino – ouro (Rayssa Sousa);
Atletismo 200m masculino – bronze (João Victor Oliveira);
Atletismo 200m feminino – bronze (Rayssa Sousa);
Atletismo 400m feminino- prata (Gabrielly Lima);
Atletismo 400m masculino – bronze (Dhalessandro);
Xadrez por equipe masculino – prata (Dhalessandro e Yuri Renan Morais Silva);
Natação masculino revezamento 4×50 – bronze (Cauã Thierry, Rodrigo Luciano);
Natação masculino 200m – ouro (Cauã Thierry);
Natação masculino 400m – prata (Rodrigo Luciano);
Reconhecimento de participação – ouro (Rodrigo Luciano).
A delegação de Conceição do Araguaia também foi representada também com as equipes de futsal, vôlei de quadra (Keven Sousa, Vítor Teixeira, Arthur lima, Cleibson Júnior, Daniel Paixão, Lucas Rodrigues, Yuri Silva, Júlio Nascimento, Gean Alves, e vôlei de areia (Maria Eduarda e Ana Cristina) que infelizmente não chegaram à final, mas que fizeram bonito, assim como os medalhistas.
(Ascom IFPA Conceição/ Viviane Fialho)