João Doria está fora da corrida eleitoral pela Presidência da República

PSDB pode apresentar outro nome para disputar a terceira via contra Simone Tebet (MDB). “Me retiro da disputa com o coração ferido e a alma leve”, disse o ex-governador de São Paulo
João Doria não deixou claro se concorrerá a outro cargo e nem disse se desistiu da política

Continua depois da publicidade

Brasília – Em pronunciamento ao meio-dia desta segunda-feira (123), o ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou em coletiva de imprensa que desistiu de concorrer à Presidência da República. “Me retiro da disputa com o coração ferido e a alma leve”, afirmou.

Ao lado do presidente do partido, Bruno Araújo, o tucano disse que entende que não é a escolha da cúpula da legenda. “Hoje neste 23 de maio, serenamente, entendo que não sou a escolha da cúpula do PSDB”, afirmou. “Sempre busquei e seguirei buscando o consenso, mesmo que ele seja contrário à minha vontade”, ponderou.

Na última quarta-feira (18), os presidentes de PSDB, MDB e Cidadania rifaram Doria e endossaram o nome da senadora Simone Tebet (MDB), após uma pesquisa interna indicar que a rejeição menor a ela lhe dava mais condições que ao ex-governador de São Paulo, de tentar quebrar a polarização entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Doria contesta a decisão e já mostrou disposição para recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma vez que sua pré-candidatura foi oficializada em prévias no PSDB em novembro do ano passado, quando derrotou o então governador gaúcho, Eduardo Leite.

Em carta enviada ao presidente do PSDB, Bruno Araújo, o ex-governador acusou o comando do partido de querer promover um “golpe” para retirar seu nome “no tapetão”. Entenda a polêmica envolvendo a sua candidatura aqui.

Após conversar com o governador Rodrigo Garcia (PSDB) no domingo (22), Doria se desarmou e sinalizou apoiar a proposta de unir a terceira via em torno da senadora Simone Tebet.

Não há consenso no PSDB, no entanto, em torno da ideia de apoiar a senadora. O grupo do deputado Aécio Neves (MG) defende que o partido escolha outro tucano para disputar a Presidência: Eduardo Leite ou Tasso Jereissati.

João Doria não deixou claro se concorrerá a outro cargo nem disse se desistiu da política.

Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.