O corpo do jornalista Antônio Marcos, que faleceu ontem (4) depois de cair sozinho na rua e bater a cabeça, será velado na Câmara Municipal de Parauapebas, neste domingo (5), a partir das 13 horas. Os amigos e familiares darão o adeus a um dos primeiros comunicadores da cidade, um profissional que deixará boas lembranças e como marca a paixão pelo jornalismo e o jeito alegre de enxergar a vida. O enterro está programado para esta segunda-feira (6).
A causa da morte ainda não foi oficialmente divulgada pelo IML, mas de acordo com uma postagem de sua irmã em uma rede social, “foi uma fatalidade, ele caiu e bateu a cabeça na região occipital do crânio, o que ocasionou um edema e hemorragia cerebral”. Antônio Marcos foi socorrido ontem pelo Corpo de Bombeiros, mas já chegou sem vida ao Hospital Municipal de Parauapebas.
Paixão pelo jornalismo
De acordo com os amigos e companheiros de trabalho, Antônio Marcos era apaixonado pelo jornalismo. Esse sentimento começou a surgir a partir do seu contato com comunicadores da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura de Parauapebas, em 1995, na gestão do então prefeito Chico das Cortinas.
“Ele trabalhava na área administrativa da Ascom. Datilografava como ninguém. Fazia memorandos e outros documentos, na época com uns 19 anos. Ele tinha muita facilidade com os textos, e aí começou a se aproximar da equipe de produção e foi fazendo reportagens, entrevistas e pegando o jeito do trabalho”, disse Edinan Costa, diretor da HD Produções, que foi amigo e parceiro de trabalho do Antônio Marcos por muitos anos.
“Na época, eu, a Clívia Benneti e Raika Lopes éramos repórteres da Ascom. O Antônio Marcos ficava na nossa cola, sempre muito interessado em aprender. Ele gravava nossos off’s pra fazer graça, imitava nossas passagens de vídeo e assim foi, até que a diretora da época começou a treiná-lo e ele pegou gosto pelo jornalismo”, disse Eliane Andrade, também amiga e parceira de trabalho por vários anos.
“Sua primeira atuação como repórter de fato foi no jornal impresso, comigo e o Elipas, no Movimento Regional, de propriedade da Ana Gráfica. Na TV ele estreou no SBT, na época em que o dono da emissora era o Welney Lopes de Carvalho e a diretora era a Kelly. Depois voltamos a trabalhar juntos, na Band, com a direção do Cláudio Feitosa. Nossa equipe de repórteres era eu, Marcos, Jean Teles e Geraldo Pinheiro. Na Band foi onde ele se consolidou como repórter de TV”, acrescentou Eliane Andrade.
Antes de ir para a Band, Antônio Marcos também teve uma experiência muito produtiva em uma emissora de TV de Palmas-TO, afiliada do SBT na época.
Antônio Marcos seguiu como repórter de TV, sendo integrante da equipe do programa Barra Pesada; Em seguida passou a atuar no SBT, onde foi repórter e diretor de jornalismo. Recentemente conciliava as tarefas de repórter do Grupo Correio e de assessoria de comunicação na Ascom da Prefeitura de Parauapebas, coincidentemente, onde toda a sua história com o jornalismo começou.
Antônio Marcos completaria 42 anos de idade, no próximo dia 11 de março e deixa três filhas.
Nota de pesar da Ascom da PMP
A Prefeitura Municipal de Parauapebas, por intermédio da Assessoria de Comunicação (Ascom), lamenta profundamente, com muita tristeza e dor, a morte do jornalista Antonio Marcos dos Santos, 42 anos, que deu entrada no Hospital Municipal de Parauapebas (HMP) já sem vida às 21h45, após um acidente ocorrido no sábado (4).
Antonio Marcos prestava serviço no SBT e na Ascom. O corpo do repórter será velado no auditório da Câmara Municipal de Parauapebas, a partir das 13 horas deste domingo, de onde sairá para sepultamento às 9h30 de segunda-feira (6).
Solidário, o prefeito Darci José Lermen diz não ter palavras para manifestar a tristeza em ver uma pessoa tão jovem partir e pede a Deus que conforte o coração de amigos e parentes de Antonio Marcos.
A prefeitura está dando todo apoio à família enlutada, neste momento de dor pela perda do ente querido.
Nota de pesar da Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas
“A Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop) cumpre o doloroso dever de comunicar a morte do repórter Antônio Marcos dos Santos, 42 anos, que deu entrada no HMP já sem vida às 21h45 deste sábado (4). Antônio Marcos prestava serviço no SBT pela manhã e na Ascom da PMP à tarde. O corpo do repórter será velado no auditório da Câmara Municipal de Parauapebas, a partir das 13 horas deste domingo, de onde sairá para sepultamento.
Neste momento de dor pela perda repentina do associado Antônio Marcos, a Aicop decreta três dias de luto em suas atividades e se irmana à família enlutada”.